Relatório 2019 ABVTEX

Apresentação

Num momento de profundas mudanças na sociedade e nas relações de consumo, em que a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental assumem protagonismo, a ABVTEX fecha 2019 com muitas conquistas relacionadas aos princípios de ética e transparência, que norteiam o propósito da entidade.

Nas páginas que compõem o Relatório Anual de 2019 encontram-se não apenas o balanço das atividades que pontuaram o dia a dia da ABVTEX ao longo de todo o ano, mas também os resultados de duas décadas de um trabalho intenso em defesa e evolução do varejo de vestuário, calçados e artigos de cama, mesa e banho, e de monitoramento e desenvolvimento da cadeia fornecedora.

Chegamos a 102 marcas varejistas associadas e vimos a consolidação e o respeito ao Programa ABVTEX, que completou 9 anos de existência. Em 2019, quase 4 mil empresas foram aprovadas em mais de 600 municípios, num total de 18 estados. Foram mais de 335 mil trabalhadores impactados somente na indústria, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas.

O futuro nos sinaliza desafios. Projetamos uma nova década de atuação ainda mais efetiva junto a cadeia de valor da moda, incluindo indústria e varejo, principalmente no fomento ao trabalho digno, combate à informalidade, relacionamento entre os diversos elos da cadeia e à promoção da moda ética e sustentável, atendendo aos anseios de um consumidor sempre mais consciente.

Mensagem

Um ano de conquistas e desafios! Assim podemos definir 2019, que marcou os 20 anos de atuação da ABVTEX. Um período que, com muita determinação, defendeu os interesses dos associados, o comércio responsável, o desenvolvimento da cadeia de valor da moda, o combate à informalidade no setor e o uso do trabalho análogo ao escravo, infantil ou de estrangeiro irregular na cadeia produtora de vestuário, calçados, acessórios e artigos de cama, mesa e banho.

Com os olhos voltados para o futuro, a ABVTEX continuará a protagonizar as mudanças necessárias para o setor, atraindo mais empresas varejistas, fornecedores, organizações da sociedade civil e governo para uma grande aliança em prol do desenvolvimento sustentável da moda brasileira.

Ações que promovam a concorrência leal e o trabalho decente foram econtinuarão sendo nosso foco de atuação. A entidade acredita que a sustentabilidade do setor leva ao crescimento dos negócios, à promoçãoda dignidade humana, à valorização do meio ambiente, à educação, conscientização e satisfação dos consumidores, cada vez mais preocupados com a origem e os processos de fabricação dos produtos que adquirem.

Boa leitura!

Conselho Diretor

Quem Somos

Desde a sua fundação, em setembro de 1999, a ABVTEX tem por propósito unir as principais redes de varejo nacionais e internacionais em atividade no País em torno dos seus pilares de desenvolvimento sustentável da indústria da moda no Brasil, o combate à informalidade e a defesa do livre comércio. Entre as 102 marcas associadas, encontram-se as mais representativas em atuação que comercializam vestuário, calçados, acessórios e artigos têxteis de cama, mesa e banho.

Ao longo de duas décadas, a ABVTEX firmou-se como uma das principais interlocutoras do varejo de moda com o governo, entidades de classe, fornecedores, imprensa, consumidores e a sociedade em geral, promovendo o diálogo em defesa do setor.

Com foco e determinação, a entidade defende e promove a formalizaçãodos negócios, o cumprimento da legislação, a concorrência leal e buscamanter um canal aberto e transparente com todos os públicos envolvido sem busca do desenvolvimento sustentável do setor de moda.

Grandes Números do Setor

Valores da receita do vestuário em 2019

Pontos de venda especializados em vestuário em 2019

Postos de trabalho no varejo de têxteis, vestuário e calçados em 2019

Fontes ABVTEX e IEMI - Inteligência de Mercado

Por que fazemos?

A ABVTEX norteia todas as suas atividades e iniciativas ao seu propósito, princípios e valores:

Propósito

“Promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente”

Princípios e Valores

A ABVTEX acredita em um modelo de desenvolvimento em que responsabilidade social, ambiental e lucro andam lado a lado.

Queremos que a moda ética seja para todos. Que a sociedade, Governo e iniciativa privada colaborem por esse modelo de atuação.

No poder da inovação para integrar todos os agentes do setor.

Em uma atuação que seja transparente e baseada na troca e na confiança mútua.

Como fazemos?

As iniciativas são desenvolvidas seguindo os princípios da Governança, assim estruturada:

Conselho Diretor

Conselho Diretor - Gestão 2019/2021

Francislei Donatti (C&A)
Fábio Hering (Cia.Hering)
Phillip Povel (Dafiti)
Sergio Borriello (Lojas Pernambucanas)
Fábio Faccio (Lojas Renner)
Fernando Sigal (Reserva)
Flávio Amadeu (Riachuelo)

Integrado por sete representantes dos associados, eleitos a cada dois anos. Entre suas atribuições estão a de cumprir e fazer cumprir o Estatuto da ABVTEX; constituir e aprovar as regras de funcionamento dos Comitês e Grupos de Trabalho; apresentar o balanço das atividades anualmente à Assembleia Geral Ordinária; e nomear o Diretor Executivo.

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal - Gestão 2019/2021


Paulo Pompílio (GPA)
Marco Muraro (Lojas Marisa)

Formado por três representantes dos associados eleitos simultaneamente aos membros do Conselho Diretor. Entre suas atribuições figuram a emissão de parecer sobre as Contas e Balanços dos exercícios financeiros, aplicação de fundos e gastos extraordinários e análise de assuntos de natureza patrimonial da entidade.

Diretor Executivo e Equipe

Diretor Executivo da ABVTEX
Edmundo Lima

Gerente de Programa ABVTEX
Angela Bozzon

Gerente Operacional da ABVTEX
Debora Anfimof

Assistente Administrativo
Juliana Martins Rizzi

Profissional fora do quadro associativo, que não mantenha relação de emprego e societária com qualquer associado. Tem por atribuição representar institucionalmente a ABVTEX nos principais fóruns e reuniões, cuidar da gestão administrativa e financeira da entidade, dar suporte aos trabalhos dos Comitês e Grupos de Trabalho e demais atividades da entidade.

A Governança do Programa ABVTEX

Programa ABVTEX

Programa a nível setorial reconhecido mundialmente em prol das melhores práticas na cadeia de fornecimento da moda, também é conduzido dentro dos princípios da Governança.

EQUIPE ADMINISTRATIVA  

GRUPO DE TRABALHO  

COMITÊ GESTOR  

COMITÊ DE ARBITRAGEM  

CONSELHO CONSULTIVO  

CONSELHO DIRETOR ABVTEX  

EQUIPE ADMINISTRATIVA

Responsável pela operacionalização do Programa ABVTEX e cumprimento das atividades de acordo com o Regulamento, normas e procedimentos estabelecidos, além de acompanhar os indicadores de desempenho e os impactos positivos na cadeia de fornecimento.

GRUPO DE TRABALHO

Composto por um representante técnico de cada rede varejista signatária do Programa ABVTEX. Entre suas atribuições está o acompanhamento tático/operacional do Programa e, com base nas observações de campo e regulamentações, estabelece os requisitos e parâmetros de responsabilidade socioambiental, critérios e diretrizes, além de avaliar e validar tecnicamente as sugestões apresentadas pelos diversos agentes envolvidos com o Programa.

COMITÊ GESTOR

Composto por um representante titular e um suplente, designados pelas varejistas signatárias, o Comitê Gestor responde pela deliberação das propostas de padrões de responsabilidade social, critérios e metodologias do Programa oriundas do GT Fornecedores.

COMITÊ DE ARBITRAGEM

Sua função é julgar administrativamente, no âmbito do Programa ABVTEX, situações de litígio, recursos ou omissões no Regulamento Geral, que venham a ser pleiteados por fornecedores, subcontratados ou outros agentes do Programa.

CONSELHO DIRETOR ABVTEX

É o órgão administrativo estatutário da ABVTEX e autoridade máxima na hierarquia de governança do Programa ABVTEX. Atua como regulador e decisor quando demandado pelas demais estruturas de governança do Programa.

Uma Trajetória de 20 anos

  1. (Agosto) – Fundação da Abeim (Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Materiais Têxteis) com as empresas C&A, Renner e Marisa
  2. Criação do GT Comex para o estímulo ao livre comércio
  3. Parceria com o IDV – Instituto Para Desenvolvimento do Varejo
  4. Surgimento dos primeiros casos de uso de trabalho análogo ao de escravo na cadeia de fornecimento do varejo de moda
  5. Mobilização ao acordo de restrição à importação de têxteis chineses ao Brasil.
  6. Mudança da razão social da Abeim para Associação Brasileira do Varejo Têxtil
  7. 1ª Eleição do Conselho Diretor
  8. Aumento da Tarifa Externa Comum (TEC) sobre importação de roupas para o teto de 35%. ABVTEX inicia mobilização para redução da tarifa.
  9. Início das discussões entre os associados e organismos de auditoria para a formulação do Programa ABVTEX de Monitoramento de Fornecedores
  10. Construção do Regulamento do Programa ABVTEX
  11. Lançamento do Programa ABVTEX com a adesão da C&A, GEP, Grupo Pão de Açúcar (GPA), Leader, Mango, Marisa, Pernambucanas, Renner, Riachuelo e Walmart Brasil.
  12. Início das auditorias do Programa ABVTEX
  13. Adesão da Zara ao Programa ABVTEX
  14. Criação dos Grupos de Trabalhos da ABVTEX: GT Padronização de Medidas para o Corpo Humano e GT Sustentabilidade
  15. Adesão da Cia.Hering (Dzarm., Hering, Hering Kids e PUC) e Carrefour ao Programa
  16. Programa ABVTEX conquista 6º Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na categoria Entidade Varejista
  17. Criação do GT Prevenção de Perdas
  18. Formação do Conselho Consultivo do Programa ABVTEX.
  19. Programa ABVTEX recebe o 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade na categoria Entidades
  20. Adesões da Restoque S/A: (BO.BÔ, Dudalina, Individual, JOHN JOHN, Le Lis Blanc e Rosa Chá); Calvin Klein, Calvin Klein Jeans e Calvin Klein Underwear; M5 Têxtil (M.Officer e Carlos Miele) à ABVTEX e ao Programa
  21. Criação dos Grupos de Trabalhos da ABVTEX: GT Tributário-Fiscal e Auditoria
  22. Inauguração da nova sede
  23. Adesão da Inbrands (Alexandre Herchcovitch, BOBSTORE, Ellus, Ellus 2nd Floor, Ellus Accessories, Richards, Salinas, Selaria Richards, Tommy Hilfiger, VR Collezioni e VRK); Zelo e Centauro à ABVTEX e ao Programa.
  24. Programa conquista o Certificado de Excelência em Sustentabilidade concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio de Janeiro (Ibef-RJ)
  25. Adesão da Netshoes, Grupo Reserva (AHLMA, Eva, Reserva e Reserva Mini; Via Veneto (Brooksfield, Brooksfield Donna, Brooksfield Junior e Harry’s) à ABVTEX e ao Programa
  26. Associação da Forever 21 à entidade
  27. ABVTEX participa da 1ª edição no Brasil da Fashion Revolution Week
  28. Revisão do Regulamento e checklist do Programa ABVTEX
  29. Programa ABVTEX conquista o Prêmio von Martius de Sustentabilidade, no 1º lugar na categoria Humanidade, outorgado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha
  30. ABVTEX participa da COETRAE/SP - Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo
  31. ABVTEX participa da COMTRAE/SP - Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo
  32. Assinatura do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo
  33. I Workshop de Planejamento Estratégico do Programa ABVTEX
  34. Lançamento do Manual de Auditoria do Programa ABVTEX
  35. OIT, ABVTEX e Abit lançam Laboratório da Moda Sustentável
  36. I Treinamento dos auditores do Programa ABVTEX
  37. Lançamento do Regulamento 2.0 do Programa ABVTEX
  38. I Workshop Planejamento Estratégico da ABVTEX
  39. Lançamento do Propósito, Princípios e Valores, e do Manifesto da ABVTEX
  40. Adesão da Loungerie; Grupo Soma (A.BRAND, ANIMALE, Bento, Fábula, FARM, FOXTON, FYI e MÁS ANIMALE; Dafiti Group (Dafiti, Kanui e Tricae); Ri Happy e PBKIDS; Top Brands Fashion Group (A.R. - Adriana Restum, Aero Point, Dom.Dog, G.Rock, Golf Team, Hands Off, Hot Point, Outlier, Planet Girls, Polo Wear, SMK, Top Brands Fashion, Up, Venom e Venum Fight); Lojas Americanas e B2W Digital à ABVTEX e ao Programa.
  41. Apoio institucional e participação no lançamento da 1ª edição do Índice de Transparência da Moda Brasil
  42. ABVTEX associa-se à Sustainable Apparel Coalition (SAC)
  43. Conquista do Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2018-2019, concedido pela Prefeitura de São Paulo
  44. ABVTEX adere ao SLCP - Social & Labor Convergence Project
  45. Conquista do 1º lugar do Prêmio Direitos Humanos 2018, conferido pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos (MDH)
  46. Adesão da Maria Filó, Aramis Menswear e Grupo Malwee (Malwee, Scene, ENFIM, Wee!, Malwee Kids!, Carinhoso, Zig Zig Zaa e Malwee Liberta) à ABVTEX e ao Programa
  47. Novo Regulamento 3.0 do Programa e Selo ABVTEX Ouro, Prata e Bronze
  48. Adesão da ABVTEX à Rede Global de Negócios sobre Trabalho Forçado da OIT (ILO GBNFL).
  49. Apoio institucional e participação no lançamento da 2ª edição do Índice de Transparência da Moda Brasil
  50. Conquista do Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2019-2020, concedido pela Prefeitura de São Paulo

Quando a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) foi criada, em setembro de 1999, a indústria e o varejo de moda passavam por um momento de transformação no país. O consumo crescia, as marcas se multiplicavam e as grifes internacionais viam no mercado brasileiro um bom cenário para expansão. Nos bastidores, porém, havia sérios problemas de logística, distribuição, formação de mão de obra e, acima de tudo, de caráter ambiental e social. Foi nesse cenário que a ABVTEX apresentou suas credenciais, tendo como pilares estratégicos o combate ao trabalho análogo ao escravo/infantil e de estrangeiro irregular, o desenvolvimento da cadeia produtiva de moda e combate à informalidade.

Desde então, a entidade sempre se destacou como protagonista do varejo de vestuário, calçados e artigos têxteis para o lar, representando a força das marcas que atuam em todo o território nacional. No primeiro ano eram apenas 4 redes nacionais e internacionais. Duas décadas depois, já são 102, que juntas somam milhares de pontos de venda. Ao longo dessa jornada, a ABVTEX vem superando obstáculos, comemorando e somando conquistas, sempre marcando presença nos principais fóruns nacionais e internacionais que envolvem grandes questões do mundo da moda.

Em 20 anos de atuação intensa, a ABVTEX amadureceu, conectou pessoas e empresas em torno do propósito da sustentabilidade no mundo da moda, um universo que no Brasil é marcado por um alto grau de pulverização da cadeia de valor, formada por milhares de micro e pequenas empresas, muitas delas, informais. Somou forças, tomou assento em cadeiras importantes, ganhou notoriedade e respeito junto a órgãos do governo, à academia, a entidades internacionais. Mais do que isso, ajudou a desenvolver a cadeia de produção da moda no País.

Entre suas ações mais marcantes está a criação do Programa ABVTEX, lançado em 2010, com o objetivo principal de coibir o uso de mão de obra análoga à escrava, infantil, a utilização de estrangeiro irregular e promover o compliance na cadeia produtiva de seus associados. O impacto de transformação foi grande! Em 2019, o Programa ABVTEX aprovou quase 4 mil empresas em mais de 600 municípios, num total de 18 estados. São mais de 335 mil trabalhadores impactados, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas

A cada ano que passa, o Programa é mais reconhecido por seu poder transformador ao longo da cadeia de valor. Em 2019, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Selo de Direitos Humanos e Diversidade concedido pela Prefeitura de São Paulo.

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, recebe o Selo entregue por Marisa Fortunato, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

É visto como um esforço setorial de responsabilidade social corporativa e promoção do trabalho digno na cadeia de fornecimento das principais redes de varejo de moda do País e vem se tornando referência internacional.

Como parte de um processo de melhoria contínua e realização dos objetivos defendidos no planejamento estratégico do Programa ABVTEX, a entidade - juntamente com os associados e parceiros - investiu, em 2018, cerca de R$ 2 milhões no desenvolvimento do Projeto Evolução do Programa, baseado nos pilares Governança, Inovação e Transparência. Mais uma vez chamou a atenção pelo atingimento dos indicadores de desempenho, a seriedade e responsabilidade como trata os assuntos da moda e o quanto suas atividades impactam na transformação da cadeia de fornecimento.

Também relevante foi a parceria público-privada firmada em 2017, com a OIT, ABIT, Instituto C&A, Instituto Lojas Renner e Zara Brasil, para a criação do Projeto Promovendo Melhorias nas Condições de Trabalho e Gestão de Oficinas de Costura de Imigrantes Latino-Americanos do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a capacitação dos empreendedores e o trabalho decente no setor de confecção da região metropolitana de São Paulo; a participação no Programa Tecendo Sonhos, desenvolvido pela Aliança Empreendedora; e a criação do Laboratório de Moda Sustentável, numa parceria formada entre a OIT, ABVTEX e ABIT, com apoio do Instituto C&A e Lojas Pernambucanas, e realização do Instituto Reos.

Adepta da teoria de que “juntos somos mais fortes”, a ABVTEX apoiou ao longo de seus 20 anos de trabalho inúmeras iniciativas com foco no crescimento sustentável da moda brasileira, entre elas, as realizadas pelo Movimento Fashion Revolution Brasil e o lançamento do Índice de Transparência da Moda, que revela em que medida grandes marcas da indústria da moda estão divulgando publicamente informações sobre sua cadeia produtiva.

“O Fashion Revolution acredita que para se alcançar uma indústria da moda mais justa e transparente é preciso uma transformação sistêmica. Logo, é essencial a participação e união de todos os atores. Portanto, a parceria institucional com a ABVTEX é um elo que representa trocas e diálogo, possibilitando maior aproximação do movimento ativista com empresas relevantes do setor. O lançamento da segunda edição do Índice de Transparência da Moda Brasil, que pelo segundo ano contou com o apoio institucional da ABVTEX, comprova resultados benéficos de um relacionamento que só tende a crescer e evoluir.”

Fernanda Simon, Diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil

O apoio firmado pela ABVTEX à ONG Repórter Brasil foi intensificado desde a criação do aplicativo Moda Livre - um app gratuito que tem o objetivo de informar os consumidores sobre a reputação das empresas em relação às condições de trabalho, incentivando o consumo consciente. A ABVTEX e seus associados promoveram contribuições na construção da metodologia e montagem do questionário que as marcas preenchem. E recentemente, o diálogo foi intensificado com a Repórter Brasil para, de maneira colaborativa, buscar o aperfeiçoamento da nova metodologia, revisão do questionário e ampliação da transparência à reformulação da nova plataforma.

Nossos Atributos

Não basta dizer, é preciso ser
e praticar intensamente

O trabalho realizado em 2019 e, principalmente, nessas duas décadas, culminou com a definição do Propósito, do Manifesto da ABVTEX, seguindo os conceitos do Capitalismo Consciente e do seu posicionamento:

TRANSPARENTE E CONFIÁVEL

Faz parte da nossa atividade promover um ambiente que propicie uma atuação ética, justa e responsável entre os membros do setor de moda. Por isso, monitoramos de maneira segura a cadeia de fornecimento e fomentamos uma cultura de transparência entre todos os seus agentes.

PROMOVE O DESENVOLVIMENTO

Visando o desenvolvimento econômico e social dos atores e comunidades envolvidos neste mercado, realizamos ações de educação e capacitação da cadeia de valor. De modo complementar ao monitoramento, nos mantemos atentos às práticas e potenciais parcerias que nos permitam integrar e desenvolver a cadeia de valor da moda.

INTEGRADORA

O desenvolvimento do setor depende da integração e diálogo entre os seus agentes. Promovemos a conexão e alinhamento entre os diferentes atores da cadeia para estimular um ambiente que gere valor para toda a sociedade.

NOSSO POSICIONAMENTO

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil acredita na moda sustentável e acessível. Para tanto, fortalece espaços de troca de conhecimento, legitima locais de fala e busca desenvolver e integrar a cadeia de moda por meio de inovação e tecnologia. Entendendo a relevância do segmento para a economia nacional e a autoestima das pessoas, articula e engaja todos os públicos para que a atuação ética, responsável e transparente seja uma premissa para o seu desenvolvimento.

Ética e Transparência

Nunca se falou tanto sobre ética e transparência no mundo dos negócios como nos últimos anos. Mas, ao mesmo tempo, nunca se clamou tanto para que a ética e a transparência transcendessem a teoria da academia, as páginas dos manuais, os quadros pendurados na parede, e fossem realmente colocadas em prática. O consumidor mudou, o mundo mudou e hoje empresas e setores que não têm a ética e a transparência como norte de suas atividades tendem a perder espaço no mercado. Mais do que isso, a fechar as portas em um futuro próximo.

Há 20 anos, quando a ABVTEX iniciou suas atividades, quase ninguém sabia exatamente o que significava compliance e poucas eram as empresas que tinham um Código de Conduta escrito e aplicado. Transparência era um tabu concorrencial. Era preciso mudar esse cenário não apenas no conceito, mas com ações. Educação se dá pela teoria, mas, também, pelo exemplo. Com esse pensamento, a ética e transparência norteiam as ações da entidade desde a sua criação. O desafio é grande e passa por várias áreas, desde a adoção de práticas sustentáveis de produção até o combate à pirataria e ao trabalho análogo ao escravo na cadeia de fornecimento, por exemplo.

O Programa ABVTEX, criado em 2010, é a tradução mais clara dessa conduta. Ao ser signatária, a empresa assume o compromisso de monitorar 100% da sua cadeia produtiva e apenas adquirir produtos das empresas aprovadas nas auditorias do Programa. Tão importante quanto a implantação das melhores práticas de compliance entre os fornecedores e seus subcontratados, tem sido a união e colaboração das empresas varejistas, que atuam num mercado altamente competitivo, em torno de uma causa comum: o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. Em 2019, o Programa ABVTEX registrou 3.685 empresas aprovadas, de 618 municípios, distribuídos por 18 estados. Desde 2010, foi realizado o total de 36.688 auditorias.

“As quase 4 mil empresas aprovadas representam mais de 335 mil trabalhadores diretos na produção, que têm sua dignidade preservada, direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas”

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX

Quanto maior a transparência, melhor o retorno. Por isso, a ABVTEX faz questão de divulgar publicamente aqueles que aderiram às boas práticas e, como consequência, estão colaborando para levar produtos de qualidade alinhados à sustentabilidade. A Lista de Fornecedores aprovados pelo Programa ABVTEX é atualizada diariamente no site da entidade. De maneira simples, é possível acessar todos os fornecedores e seus subcontratados que aderiram à conduta socialmente responsável, em todas as regiões do País.

Entretanto, ainda há muito o que ser trabalhado, diante do tamanho da indústria de moda no Brasil, incluindo nessa lista não só vestuário, mas também calçados, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. Embora esteja próximo de completar uma década, o Programa está praticamente começando. A cada ano, a cadeia de moda ganha com a adoção das melhores práticas de compliance, o mercado responde de forma mais eficiente e o consumidor valoriza as iniciativas.

A ABVTEX defende que ter um Código de Conduta, estar em conformidade com a legislação e adotar as melhores práticas de governança corporativa e compliance para os negócios trazem benefícios para fornecedores e seus subcontratados, independente do porte.

Por isso, a entidade continuou seu diálogo com a indústria, em 2019, nas reuniões do Comitê Têxtil da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), a fim de dar mais transparência às suas ações e, principalmente, estabelecer um canal de diálogo e escuta com a cadeia produtiva, enfatizando a necessidade de uma adesão cada vez maior ao Programa, por parte dos associados da ABIT. Esses encontros ajudam na aproximação e no conhecimento mais profundo do Programa por parte dos empresários do setor de confecções e da própria entidade.

Sem dúvida, um dos pontos mais trabalhados em 2019 foi o Projeto Evolução do Programa ABVTEX (GIT), que cumpriu seu ciclo de melhoria contínua e seus objetivos definidos para os quatro pilares: Estrutura e Governança; Transparência; Eficiência e Produtividade; Inovação e Tecnologia.

Entre as principais entregas do GIT, concluído em 2019, estão a implementação de uma estrutura de qualidade assegurada nas auditorias e validada junto ao organismo de acreditação internacional (SAAS), com metas definidas e KPIs; contratação de estrutura organizacional dedicada ao Programa; adoção de ferramentas tecnológicas atualizadas e com novas funcionalidades; e a implementação da categorização de fornecedores e subcontratados pelas redes varejistas. O Projeto Evolução do Programa contou com o apoio da Calvin Klein, Cia Hering, Centauro, GEP, GPA, Instituto C&A, Leader, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Riachuelo e Zara.

Com o processo bastante acelerado, o GT Fornecedores deu a largada para um novo ciclo de avaliação dos Organismos de Auditoria em novembro de 2019, o qual deverá ser encerrado em outubro de 2020. Conforme especificado no Regulamento Geral, nos itens 8.3 e 8.4, o novo ciclo de avaliação levará em consideração três pontos principais: Auditorias de Observação, Avaliação Amostral de Relatórios de Auditoria e Auditorias de Escritório (Office Audit). Outra discussão importante na ABVTEX deu-se em torno dos impactos provocados pela MP 881/2019 que trata da Liberdade Econômica. Um assunto que demanda atenção e providências por parte de toda a cadeia.

Prestando Contas

Adotar boas práticas significa, também, dizer não ao mercado ilegal: informalidade, contrabando e descaminho. De acordo com estimativas, cerca de 30% das vendas do varejo têxtil brasileiro é ilegal, o que representa que aproximadamente 1/3 do comércio atua de maneira informal, vendendo produtos diretamente nas ruas e feiras. Disposta a colaborar para a mudança dessa realidade, a ABVTEX participou do lançamento da Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Contrabando e Mercado Ilegal, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Uma iniciativa do deputado Jorge Caruso (MDB), a Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Contrabando e Mercado Ilegal tem por objetivo trazer soluções para esse tipo de criminalidade, cessar a queda de arrecadação de tributos no Estado, sanar prejuízos à saúde dos consumidores e reduzir a concorrência desleal no mercado de São Paulo. “São 57% do mercado na completa informalidade, com a evasão fiscal superando a arrecadação estadual”, afirma Caruso. “É preciso acabar com a atuação de empresas que existem única e exclusivamente para emissão de Notas Fiscais, a fim de dar aparência de legalidade nas operações.”

Lançamento da Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Contrabando e Mercado Ilegal de São Paulo.
Conselho Estadual de Combate à Pirataria de Santa Catarina - CECOP

Assim como São Paulo, o estado de Santa Catarina também vem mobilizando forças no combate à pirataria, ao contrabando e à informalidade. A iniciativa, comandada pelo Conselho Estadual de Combate à Pirataria, conta com a participação da ABVTEX e de outras entidades como Abiótica, ABRINQ, FCDL/SC, Fecomércio, Inmetro, Ministério Público/SC, OAB/SC, Polícia Federal/SC, Receita Federal, Sebrae, Secretaria da Fazenda SC, entre outras.

Nova Economia

Uma nova abordagem para a condução dos negócios, guiada por um conjunto de valores que promove a prosperidade e a interligação de toda a cadeia de valor para atingir metas mais amplas de maneira justa e equilibrada. Assim pode ser definido o Capitalismo Consciente, um movimento que arrebata a cada dia um número maior de empresas ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

A ABVTEX acredita no movimento. Mais do que isso, firmou parceria com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), cuja missão é incentivar, inspirar e ajudar empresários, empreendedores e líderes a aplicarem os princípios do Capitalismo Consciente em suas organizações, por meio de programas de conscientização, inspiração e educação, com palestras, eventos, workshops, compartilhamento de casos de sucesso e publicações.

Segundo Hugo Bethlem, diretor geral do Capitalismo Consciente, o ICCB existe para ajudar a transformar o Brasil por meio da inspiração de negócios conscientes, sustentáveis e inovadores. “Buscamos conectar negócios em rede para que liguem os pontos entre propósito, visão estratégica e impacto social”, afirma. “E convidamos a todos para se juntarem a nós nessa jornada transformadora”.

A ABVTEX se juntou e como primeira iniciativa parceira, apoiou institucionalmente a realização, em março de 2019, em São Paulo, do I Congresso Latino Americano do Capitalismo Consciente.

“Em 2019 procuramos como Instituto Capitalismo Consciente Brasil firmar parcerias com outras entidades que comunguem dos mesmos valores que os nossos, uma vez que nosso Propósito é “Ajudar a transformar o Brasil por meio da Inspiração a Negócios Conscientes, Sustentáveis e Inovadores”. Encontramos na ABVTEX total afinidade com esse Propósito em seu trabalho incansável de formalizar e humanizar as relações entre a Indústria e Varejo Têxtil Brasileiros”.

Hugo Bethlem, Diretor geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil

No Caminho
da Sustentabilidade

2019 será visto ao longo da trajetória de 20 anos de trabalho da ABVTEX como um marco na busca por uma moda mais ética e responsável. Várias foram as ações que firmaram o propósito de promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia de valor mais ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente. Em todas, a entidade destacou os pontos que vêm tornando a sustentabilidade parte da agenda dos varejistas de moda, entre eles: atender às necessidades de mercado; conduta responsável e autorregulação; alinhamento com valores e cultura organizacional; gerir e mitigar riscos do negócio e inovação com foco em sustentabilidade.

Palestra “A sustentabilidade como diferencial para atrair novos negócios, apresentada pelo diretor executivo Edmundo Lima, na 8ª edição da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, considerado o maior evento de empreendedorismo da América Latina
Mesa-redonda Sustentabilidade na Indústria Têxtil, durante o Fórum Future Têxtil, durante a feira FuturePrint.
Rio Ethical Fashion (REF), primeiro Fórum Internacional de Moda Sustentável do Rio de Janeiro.
Painel Vozes da Moda – diálogos sobre inovações do setor têxtil no agreste de Pernambuco, realizado durante a primeira Conferência Ethos 360º que aconteceu em Recife, PE, com o objetivo de melhorar as articulações de atores locais do setor têxtil com foco em emprego, bem-estar, inclusão e sustentabilidade.
Discussão promovida pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) sobre os grandes desafios ligados à logística reversa de resíduos na cadeia de valor da moda.
Encontro Anual da Sustainable Apparel Coalition, que aconteceu em Barcelona e reuniu as lideranças do setor de moda para promover o debate de iniciativas como o Higg Index – conjunto de ferramentas de medição de sustentabilidade para gerar responsabilidade ambiental e social na cadeia de fornecimento.
Denim Meeting SP, que debateu inovação, sustentabilidade e geração de negócios no segmento. Durante o encontro, a ABVTEX firmou parceria para levar o workshop Programa ABVTEX- Criando oportunidades de negócios para os encontros regionais do segmento.
Painel “A importância da atuação ética, responsável e transparente para engajar os consumidores da moda”, realizado durante o Latam Retail Show 2019. Diante de uma plateia de mais de mil pessoas, Lima destacou a complexidade e os desafios da cadeia de valor da moda.

Meio Ambiente

Ao longo de 2019, a ABVTEX manteve sua participação nas reuniões, por meio de seu diretor Edmundo Lima, do Conselho Superior do Meio Ambiente da Fiesp – COSEMA, que discutiram vários temas, desde o vazamento de óleo no litoral brasileiro – que atingiu todos os estados nordestinos, além do Espírito Santo e o Rio de Janeiro – até a análise da qualidade do ar, bastante preocupante. Estudo realizado pelo Instituto de Saúde e Sustentabilidade e pela Faculdade Paulista de Medicina aponta que, se os níveis de poluição continuarem como estão, até 2025 haverá mais de 51 mil mortes na Grande São Paulo provocadas pela má qualidade do ar.

Passou, ainda, pela reciclagem de resíduos sólidos, questões fiscais e tributárias relativas aos materiais reciclados. Paralelamente, o Grupo de Trabalho Qualidade e Sustentabilidade elaborou a Cartilha: Segurança Química em Têxteis, a partir da Norma Técnica ABNT NBR 16787:2019 desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O guia estabelece os limites máximos de utilização com segurança de substâncias químicas em produtos têxteis e confeccionados.

Foco no Trabalho Digno

Discutir a sustentabilidade no mundo da moda é uma tarefa que a ABVTEX impõe a si e a seus parceiros da indústria. Foi em uma reunião com a Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (ABRAFAS), que Edmundo Lima apresentou os resultados de uma pesquisa realizada junto aos consumidores a qual revelou que as questões ambientais despontam como as primeiras lembranças entre as causas mais relevantes para se engajarem em defesa do Brasil e do planeta.

Segundo o levantamento, a maioria se diz preocupada com todas as causas socioambientais testadas, principalmente com preservação do meio ambiente, combate ao trabalho forçado e racismo. Entre as causas socioambientais que mais preocupam, 96% dos entrevistados apontaram a “promoção de práticas que preservem e respeitem o meio ambiente”. Na sequência aparece “trabalho decente”, com 95% dos pesquisados observando que se preocupam com o “combate ao trabalho forçado semelhante à escravidão” e com a “promoção de condições decentes no trabalho”.

Pesquisa com Consumidores

Já ouviu falar sobre o envolvimento da Indústria ou
Varejo Têxtil / Moda com algum dos seguintes problemas…

Trabalho forçado Semelhante à escravidão
Exploração e más condições de trabalho e remuneração dos trabalhadores da cadeia produtiva
Exploração de migrantes e refugiados
Trabalho infantil
Contaminação dos rios e matas
Pouca transparência da origem das roupas - de onde vem e quem fez as roupas
Setor muito poluente que não respeita o meio ambiente
Não, nenhum
Racismo
Discriminação de mulheres
Uso de agrotóxicos e pesticidas em excesso
Setor com muita informalidade
Contatos comerciais que prejudicam os fornecedores

Questões trabalhistas

70%

Questões ambientais

39%

Desigualdade social

28%

A pesquisa encomendada pela ABVTEX concluiu que a responsabilidade social e ambiental no segmento da moda é vista pelo consumidor como algo recente, mas vem ganhando relevância e mudando os paradigmas das pessoas na forma como lidam com o consumo de roupas no Brasil. Para avançar no desafio de trabalhar dentro dessa nova realidade, Lima aponta a consonância das iniciativas da entidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Vale observar que o Programa ABVTEX tem aderência a 12 dos 17 ODS da ONU.

O trabalho digno, sem dúvida, foi um dos temas mais abordados pela ABVTEX ao longo da última década, sobretudo em 2019. A entidade discutiu junto com o Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas a Campanha de Combate ao Tráfico de Pessoas e o Programa de Capacitação para o Enfrentamento ao Crime de Tráfico de Pessoas; apresentou à Secretaria Nacional de Justiça e Coordenação Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes as iniciativas dos varejistas para a promoção do trabalho digno nas cadeias produtivas de moda; apoiou o Seminário de Migrações Internacionais, Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, e a exposição Costurando Dignidade, promovidos pelo Museu da Imigração.

Ao longo de 2019 participou das reuniões promovidas pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), contribuindo para o fortalecimento da rede de enfrentamento ao trabalho escravo no país.

Programa ABVTEX é benchmarking setorial na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Programa ABVTEX é benchmarking setorial na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Apresentou o monitoramento de cadeia de fornecimento da moda e boas práticas das redes varejistas associadas ao Grupo de Trabalho das Cadeias Produtivas, criado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

No encontro da ABVTEX com Ronaldo Fleury, procurador-geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, foi detalhado o programa de monitoramento de fornecedores, bem como na primeira Reunião Plenária de 2019 do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Por fim, participou do 1º CEO Roundtable em Direitos Humanos, promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

ABVTEX no 1º CEO Roundtable em Direitos Humanos

Projeção Internacional

Em 2019, a ABVTEX se associou à Rede Global sobre Trabalho Forçado da OIT, ao aderir ao ILO Global Business Network on Forced Labour (GBNFL), fórum colaborativo mundial destinado a empresas, organizações empresariais e de trabalhadores que desejam se unir para alavancar recursos unificados de informações para comparativos e ações coletivas em prol do enfrentamento do trabalho forçado e do tráfego de pessoas.

A ABVTEX já faz parte dos principais fóruns nacionais e internacionais de combate ao trabalho análogo ao escravo na cadeia de fornecimento no setor têxtil e de confecção e a adesão ao ILO é mais uma importante iniciativa nesta direção. Também é uma grande oportunidade de tornar o Programa benchmarking global.

Ao associar-se à Rede Global OIT, todos os membros e parceiros assumem o compromisso de:

Combater o trabalho forçado e tráfico de pessoas, convocando todos os colaboradores, parceiros de
negócios e membros para compartilhar esse compromisso.

Advogar em favor de uma resposta mais abrangente, coordenada e ampliada.

Defender o princípio da liderança e colaboração inclusivas.

A ABVTEX foi convidada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para representar a América Latina neste comitê e compor o seu Conselho de Governança. Em Berlim, na Alemanha, Angela Bozzon, gerente do Programa ABVTEX, teve a chance de compartilhar a experiência do varejo de moda brasileiro na promoção da conduta socialmente responsável na cadeia de fornecimento dos seus associados.

ABVTEX apresenta o Programa no ILO Global Business Network on Forced Labour Meeting Da esquerda para a direita: Marika McCauley Sine (Mars); Vidhi Aggarwal (Apple); Peter Hall (International Organisation of Employers); Angela Bozzon (ABVTEX); e Saraswhati Ravindran (Malaysian Employer Federation)

Outra iniciativa de projeção internacional foi a presença da ABVTEX no encontro da Sustainable Apparel Coalition em Barcelona, na Espanha. A SAC, principal aliança global do setor têxtil, de vestuário e calçados em prol da produção sustentável, da qual a ABVTEX é membro, reuniu as lideranças do setor de moda para promover o debate de iniciativas como o Higg Index, inovador conjunto de ferramentas de medição de sustentabilidade para gerar responsabilidade ambiental e social na cadeia de fornecimento.

ABVTEX na Assembleia Geral da Sustainable Apparel Coalition em Barcelona

A união dos esforços dentro de um fórum comum faz com que os desafios sistêmicos e as questões mais urgentes possam ser endereçadas de uma forma mais efetiva “A presença da ABVTEX neste fórum permite dialogar com stakeholders mundiais que estão fazendo a diferença para a sustentabilidade do setor e também maior visibilidade internacional das iniciativas socioambientais da entidade e de suas associadas por meio do Programa”, afirma Edmundo Lima.

Economia Colaborativa

Abordar e transformar os principais desafios do mundo da moda no Brasil a partir da visão construída coletivamente pelos participantes. Foi com essa proposta que uma aliança formada pela OIT, ABVTEX e ABIT, tendo como parceiro fundador o Instituto C&A, criou há dois anos o Lab Moda Sustentável (LMS).

A iniciativa – financiada pelo Instituto C&A, pela Fundação Hermann Hering e pela OIT, com apoio da Santista S.A. e executada pela Reos Partners – reúne cerca de 62 lideranças entre costureiras, acadêmicos, representantes do varejo e indústria de moda, do setor público, associações setoriais, fundações e institutos, organizações internacionais, sociedade civil e mídia. Juntos, eles discutem e estabelecem estratégias para construir o melhor caminho para a sustentabilidade no setor.

O Brasil é um dos poucos países que detém todos os elos da cadeia produtiva dentro de suas fronteiras, o que acarreta vários desafios e, ao mesmo tempo, muitas possibilidades de transformação para a indústria da moda. Associações setoriais, empresas, empreendedores, centros de pesquisa e inovação, movimentos e organizações sociais têm apontado vários caminhos dentro de suas áreas de atuação, em busca de uma ação conjunta, sistêmica, coordenada e de longo prazo. O Lab Moda Sustentável se propõe a ser o conector e articulador para alinhar esforços, compartilhar soluções e formar uma rede de iniciativas de impacto.

Em sua primeira fase, a equipe elaborou a Teoria de Mudança, na qual define a visão, os resultados esperados e os impactos que o LMS espera ver no universo da moda até 2027. Além disso, construiu o Mapa Sistêmico, que identifica os principais pontos de alavancagem ou desafios a serem abordados para transformar a cadeia da moda nos próximos anos. A equipe criou e prototipou seis iniciativas multissetoriais, que endereçam os desafios. São elas: educação, cultura e consumo, trabalho e desigualdade, ambiente de negócios e políticas públicas.

Nos dois primeiros anos de operação, o LMS consolidou-se como uma iniciativa inovadora e como uma importante plataforma colaborativa, por meio da qual todos os elos da cadeia esperam alcançar impactos positivos abrangentes para transformar o setor. Até 2020 a meta é ter lideranças e organizações do setor engajadas, colaborando e inovando nos desafios da moda; relações estabelecidas entre atores e redes da cadeia, favorecendo práticas de negócios justas, transparentes e sustentáveis em níveis regionais e nacionais; maior visibilidade das práticas sustentáveis dentre as lideranças do Lab Moda e no setor em geral, além de fortalecer e escalar as iniciativas multissetoriais.

Varejistas aderem
ao Propósito da ABVTEX

Foi justamente com o objetivo de somar forças e por acreditar na promoção de uma moda mais sustentável, inovadora e transparente que em 2019 marcas como Aramis Menswear, Grupo Malwee e Maria Filó aderiram ao Desenvolvimento Sustentável da Cadeia de Fornecimento por meio do Programa ABVTEX. Com 98 varejistas signatárias, é considerado o maior esforço do varejo de moda em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e promoção do trabalho digno na cadeia de fornecimento.

Uma das maiores marcas de varejo de moda masculina do país, com cerca de 90 lojas, a Aramis Menswear foi fundada em 1995, por Henri Stad, com o propósito de transformar o varejo impactando positivamente a vida das pessoas. Tornou-se signatária do Programa em agosto. Em setembro foi a vez do Grupo Malwee, uma das principais empresas do segmento do moda do país, com oito marcas no portfólio: Malwee, Malwee Kids, Carinhoso, Scene, Enfim, Wee!, Malwee Liberta e Zig Zig Zaa. A Maria Filó, uma referência em tricô, chegou em outubro. Com 22 anos de mercado, a marca criada por Célia Osório, no Rio de Janeiro, conta com mais de 500 pontos de venda, 66 lojas, dessas 31 próprias.

Foco na Educação

Bastava apurar um pouco o olhar para perceber que pela passarela da Casa dos Criadores não circulavam modelos de olhar altivo e silhueta longilínea. Os rostos tinham as marcas da vida; os corpos, mais curvas do que o desejado e o nervosismo era impossível de ser disfarçado. E não poderia ser diferente. Foram trabalhadores, estilistas, professores, alunos, consumidores e até modelos que apresentaram os 23 looks de algodão criados em parceria com 20 tecelagens para marcar o trabalho do Movimento Sou do Algodão, que tem por objetivo incentivar o uso da fibra do algodão na moda, mostrando as origens e as histórias relacionadas às cadeias produtivas e têxtil.

“A intenção é trazer diferentes perfis para contar a trajetória do algodão, do plantio ao consumo final, mostrando que há muitos processos envolvidos na produção das roupas que compramos, afirma Milton Garbugio, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que desfilou ao lada da família.

O encontro foi marcado, também, pela apresentação dos vencedores do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa dos Criadores, concurso voltado a estudantes de moda de todo o Brasil, para incentivar o uso das fibras naturais entre os novos talentos.

Os três jovens talentos vencedores participaram de uma sessão de mentoria em sustentabilidade, focada em responsabilidade socioambiental da cadeia de valor da moda na ABVTEX. Eles estiveram na ABVTEX para conhecer o Programa e as frentes desenvolvidas em prol da sustentabilidade na moda.

Mentoria da ABVTEX aos vencedores do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores Da esquerda: Edmundo Lima, Dario Mittmann, Mateus Cardoso, Augusto Lima, Manami Kawaguchi, Rodrigo Evangelista e Angela Bozzon


“A ABVTEX tem um importante trabalho no monitoramento e desenvolvimento da cadeia produtiva e é fundamental para os profissionais que estão ingressando agora no mercado já saberem das boas práticas, para adotá-las na carreira”.

Manami Kawaguchi, gestora do Movimento Sou do Algodão

FAAP promoveu palestra sobre o Programa ABVTEX Da esquerda: Marilia Carvalhinha, Coordenadora da Pós-Graduação de Moda na FAAP; Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX; e Gloria Horie, professora da FAAP

A ABVTEX também esteve próxima do ambiente acadêmico em 2019. Realizou o seminário “A rastreabilidade na cadeia de moda como ferramenta para a sustentabilidade: o case ABVTEX”, apresentado na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Também marcou presença junto aos alunos do Mestrado Profissional em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP).

Mais Iniciativas
em prol da Educação

Apoio a projetos regionais, a exemplo de educação e capacitação de fornecedores e subcontratados da região de Blumenau e Brusque, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau.

No Inspiramais 2020, único salão de design e inovação de materiais da América Latina, Edmundo Lima foi palestrante da mesa-redonda “O Futuro do Varejo”, destacando a importância da adoção de ações sustentáveis na medida em que os consumidores estão cada vez mais atentos à origem dos produtos que consomem. Ao seu lado, os associados C&A, representada por André Beisert, diretor de e-commerce da C&A Brasil; e Cia Hering, cuja palestra foi dada por Sandro Bertotti, head de TI.

“Falar da parceria com a ABVTEX é dizer de uma aliança com uma entidade envolvida e comprometida. É falar de sucesso. Falar de ferramentas de qualificação e aprimoramento para o mercado, uma relação que só faz fortalecer as ações, projetos e todo o mercado que participa do Sistema Moda. A ABVTEX trouxe um salto qualitativo tanto nas ações como na realização do Inspiramais, que se projeta com palestras e cases ícones no mercado, com temas atuais e relevantes, colocando o Inspiramais na vanguarda da informação. Com a ABVTEX vamos além: unimos as cadeias de matérias-primas com o varejo, mostramos a importância dos setores estarem unidos e aprimoramos todo o mercado. Para a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) é uma honra tê-los em nossos projetos que buscam as melhores ferramentas para a indústria produtiva da moda. Além de todo o comprometimento e qualidade dos projetos, com a ABVTEX no Inspiramais ampliamos expressivamente a qualidade do evento e também sua visibilidade. Juntos estamos somando, e somar é o que mais vemos nesta parceria.”

Ilse Guimarães,
Superintendente da Assintecal

O segmento de artigos têxteis para o lar, também mereceu atenção da ABVTEX durante a ABCasa Fair, maior feira de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas da América Latina. A ABVTEX foi apoiadora e participante da grade de conteúdo.

A Semana ABVTEX de Etiquetagem Têxtil foi realizada em 2019 em parceria com a empresa Etiqueta Certa. O Mercosul é um importante destino dos produtos têxteis nos mais diversos segmentos, de roupas a artigos de cama, mesa e banho. Desde 10 de julho de 2019, quando foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 296, está em vigor o novo Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis.

A Semana orientou fornecedores e seus subcontratados a seguir a legislação à risca para diminuir     custos com vai e volta de e-mails e mensagens para aprovação das informações e layout das etiquetas; devolução de pedidos; reimpressão de etiquetas; re-etiquetagem dos produtos e recolhimento de mercadorias nas lojas pela fiscalização.

Tecendo Sonhos

Outro projeto que recebeu atenção especial em 2019 por parte da ABVTEX foi o Tecendo Sonhos, desenvolvido pela Aliança Empreendedora, que há cinco anos trabalha para capacitar empreendedores, principalmente imigrantes latino-americanos, donos de oficinas de costura na cadeia de moda/têxtil para que façam a melhor gestão dos negócios, cumprindo a legislação local e as boas práticas relacionadas aos direitos trabalhistas. O objetivo é a promoção de um setor mais ético, com responsabilidade social e concorrência leal. No total são mais de 300 oficinas atendidas, beneficiando mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O destaque de 2019 ficou por conta da campanha #DoeTecendoSonhos, que arrecadou fundos para a reforma das oficinas de costura de imigrantes, que beneficiaram 20 empreendimentos em São Paulo. Graças a todos os doadores, as oficinas passaram por reformas estruturais, garantindo maior segurança para os empreendedores e trabalhadores.

“Há cinco anos que o Edmundo Lima, representando a ABVTEX, integra o conselho consultivo do programa Tecendo Sonhos realizado pela Aliança Empreendedora. Em 2019, sua participação foi essencial para auxiliar na avaliação de impacto e novas estratégias do programa, trazendo seu olhar de mercado e conhecimento das varejistas. Teve também um papel fundamental na mobilização de parceiros e doadores para a campanha de doação para o #DoeTecendoSonhos, tornando-se também um embaixador da causa”.

Cristina B. Filizzola,
Diretora da filial São Paulo da Aliança Empreendedora

Inovar para Transformar

Entre 129 países, o Brasil é o 66º mais inovador. É o que revelou a última edição do Índice Global de Inovação (IGI), divulgado pela Universidade Cornell, Insead e Organização Mundial da Propriedade Intelectual. O país perdeu duas posições em relação a 2018, quando ocupava o 64º lugar. Suíça, Suécia, Estados Unidos, Países Baixos e Reino Unido lideram o ranking. Em ambiente de crescente competição internacional, a inovação já é um grande diferencial e terá peso cada vez maior. É preciso agir e reagir rápido.

A ABVTEX comunga dessa necessidade de fazer da inovação um dos pilares de transformação e desenvolvimento do varejo de moda e da cadeia de fornecedores. Para tanto, vem participando ativamente de várias iniciativas, entre elas, a do Ministério da Economia que discutiu a recriação do Fórum de Competitividade do Varejo, uma vez que o Governo reconhece a importância deste espaço de discussão, e a necessidade de o poder público estar próximo da iniciativa privada.

Na ocasião, foi anunciado o Programa Brasil Mais Produtivo (B+P) para os setores de comércio e serviços, com meta de atendimento de 100 mil empresas em quatro anos, além dos resultados do ProVA – Laboratório de Inovação para o Varejo, instalado no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, projeto que fomenta a inovação no setor e aprimora sua produtividade e competitividade.

Inovação também compreende dar novos significados à moda e ao design. Pelo menos é assim que pensa a Santa Catarina Moda e Cultura, plataforma colaborativa de inovação e conexão entre indústria, varejo, academia, estudantes e comunidade, que já capacitou mais de 2.000 pessoas, destas 500 estudantes. Nascido em 2005 com a proposta de trazer um novo olhar para a moda, o movimento vem se transformando em um elo de conexão entre os públicos interessados na produção catarinense, entre eles, a ABVTEX.

Na agenda dos encontros com foco em inovação em 2019, ganham destaque, também, a discussão de lançamento da Semana de São Paulo, entre os dias 16 e 26 de janeiro de 2020, uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), além do debate sobre o novo Modelo Regulatório do Inmetro a ser concluído em 2021. O foco do Regulamento Geral será o aumento do compliance e segurança de produtos/serviços para o consumidor.

O que Temos pela Frente

Em setembro de 2019, coincidindo com o aniversário de 20 anos da ABVTEX, chamou a atenção um evento em que líderes globais lançaram a “Década da Ação”, um movimento para acelerar o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no mundo todo, um impulso à Agenda 2030. O movimento prevê o prazo de dez anos para que todos os países-membros das Nações Unidas cumpram as 169 metas dos 17 ODS, que se tratam do primeiro pacto global na história da humanidade para alcançar as metas de eliminar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todas as pessoas, sem degradar o meio ambiente.

São muitos os desafios para alcançar uma economia e um planeta mais sustentáveis, daí a necessidade de união de todos os atores envolvidos para conquistar os resultados planejados. Aos poucos, cresce o número de empresas a aderir ao Pacto Global da ONU. No Brasil, diversas varejistas associadas, assim como a própria ABVTEX, aderiram e vêm colocando em prática as mudanças.

Todas as iniciativas da ABVTEX estão voltadas ao atendimento das expectativas destes públicos. O desafio é complexo, as ações exigem esforço, resiliência e aliança entre os diversos atores que interagem no setor de moda em torno do propósito e das causas da ABVTEX nas quais reside a força da transformação.

Os próximos passos são, em linhas gerais, o de buscar aprimorar a relação entre varejo e a cadeia de fornecimento, ampliar o número de empresas aprovadas pelo Programa ABVTEX; comunicar e engajar a sociedade para maior sustentabilidade da cadeia de valor da moda; e atrair mais varejistas para esta causa grandiosa de compromisso com a ética e a transparência no mundo da moda.