Quem Somos

Sobre a ABVTEX

Sobre a Abvtex

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), fundada em 1999, é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes de atuação.

Num ambiente desafiador, em que o empoderamento do consumidor vem transformando positivamente o mercado de moda, a ABVTEX reúne dezenas de marcas em defesa do cumprimento da legislação, da formalização e da concorrência leal.

Como elo forte da cadeia, o varejo de moda representado pela ABVTEX tem participação de cerca de 26% do varejo de vestuário brasileiro, um mercado ainda bastante pulverizado. Mantendo um canal aberto e transparente com a sociedade, a Associação tem sido protagonista de avanços significativos por meio de seus Comitês e Grupos de Trabalho. Trata-se de fóruns permanentes de discussões e tomada de ações nos campos Jurídico, de Sustentabilidade, de Relacionamento com Fornecedores e Comércio Exterior.

Fortalece e integra a cadeia de valor por meio de alianças estratégicas, uso de tecnologia e inovação, monitoramento robusto e estímulo a uma cultura de troca de informações e know-how entre os agentes da cadeia.

  1. Desenvolve a cadeia de valor brasileira por meio de ações de educação e capacitação em gestão;
  2. Monitora a cadeia promovendo sua melhoria contínua e troca de melhores práticas;
  3. Otimiza processos de auditoria entre varejistas e a ABVTEX;
  4. Busca ampliar o reconhecimento do Programa ABVTEX;
  5. Busca ampliar a base de associados e fornecedores, garantindo sua sustentabilidade;
  6. Promove e amplia o debate sobre moda sustentável e assegura que seus associados adotem práticas alinhadas com o propósito da associação;
  7. Defende os interesses legítimos do setor, visando o aumento da produtividade e competitividade do mercado.

Ao concentrar uma agenda de iniciativas de impactos positivos e melhores práticas, além de articular soluções conjuntas para problemas comuns, a ABVTEX tem protagonizado várias conquistas, entre elas as relativas ao seu Programa ABVTEX de auditorias na cadeia fornecedora, considerado o maior esforço setorial do varejo de moda no combate ao uso de trabalho análogo ao escravo e infantil na cadeia de fornecimento.

Propósito 

“Promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia de valor ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.”

Visão

“Tornar-se um agente de promoção das melhores práticas sociais, ambientais e de gestão para a cadeia de valor de moda e referência para outros setores no Brasil e no mundo.”

Posicionamento

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil acredita na moda sustentável e acessível.

Para tanto, fortalece espaços de troca de conhecimento e busca desenvolver e integrar a cadeia da moda por meio de inovação e tecnologia.

Entendendo a relevância do segmento para a economia nacional, articula e engaja todos os públicos para que a atuação ética, responsável e transparente seja uma premissa para o seu desenvolvimento.

Manifesto

  • A ABVTEX acredita em um modelo de desenvolvimento em que responsabilidade social, ambiental e lucro andem lado a lado.
  • No poder da inovação para integrar todos os agentes do setor em uma atuação que seja transparente e baseada na troca e na confiança mútua.
  • Queremos que a moda ética seja para todos. Que sociedade, governo e iniciativa privada colaborem para esse modelo de atuação.

ABVTEX: JUNTOS POR UMA MODA SUSTENTÁVEL E ACESSÍVEL!

Atributos

Os atributos da marca ABVTEX são:

Transparente e confiável

 Faz parte da nossa atuação promover um ambiente que propicie uma atuação ética e responsável entre os membros do setor da moda. Para isso, monitoramos de forma segura a cadeia de fornecimento e fomentamos uma cultura de transparência entre todos os seus agentes.

Promove o desenvolvimento

Visando o desenvolvimento econômico e social dos atores envolvidos neste mercado, realizamos ações de educação e capacitação da cadeia de valor. De modo complementar ao monitoramento, nos mantemos atentos às práticas e potenciais parcerias que nos permitam integrar e desenvolver a cadeia de valor da moda.

Integradora

O desenvolvimento do setor depende da integração e diálogo entre os seus agentes. Promovemos a conexão e alinhamento entre os diferentes atores da cadeia para estimular um ambiente que gere valor para toda a sociedade.

Associados