Varejistas de moda apontam desempenho positivo em dezembro

Em enquete realizada mensalmente pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda nacional, 9 em cada 10 das redes varejistas […]

Em enquete realizada mensalmente pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda nacional, 9 em cada 10 das redes varejistas respondentes reportaram resultados de vendas melhores em dezembro em relação ao mesmo mês de 2020.

Destas, 93% avaliaram que as vendas das lojas físicas tiveram melhor desempenho e apenas para 7% o resultado foi igual ou pior no comparativo entre dez/21 e dez/20. Já a performance do e-commerce, neste mesmo período, foi considerada melhor por 62% das varejistas. Sendo que 38% consideraram o resultado igual ou pior no comparativo.

Segundo Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, o cenário, apesar de positivo, ainda exige cautela das varejistas. “Tivemos um final de ano com bons resultados, mas neste primeiro semestre teremos desafios provocados pela corrosão da renda do consumidor devido ao aumento da inflação, a volatilidade do dólar e a manutenção do nível de desemprego em patamares elevados”.

Lima enfatiza que “o consumidor está com o orçamento restrito e será impactado por impostos e outros gastos de início de ano, como aqueles da volta às aulas, pagamento de IPVA, IPTU e demais”. Somam-se a este cenário incertezas a nível futuro num ano de eleições.

No âmbito setorial persiste a falta de alguns insumos e pressão por aumento de preços que impactam o desempenho. “Por todos estes motivos, neste início de ano, as varejistas fazem seus planejamentos com mais cautela” conclui.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, acessórios de moda, além de artigos têxteis para o lar. O propósito da ABVTEX é de promover a sustentabilidade da moda, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.

Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br (11) 99476-4664 Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016