Imprensa

No dia nacional de combate ao trabalho escravo, ABVTEX apresenta resultados de seu programa

Na semana em que acontece o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em 28 de janeiro, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa o varejo de […]

Na semana em que acontece o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em 28 de janeiro, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa o varejo de moda, tem motivos para comemorar.

Isto porque o Programa ABVTEX – considerado o maior esforço setorial da cadeia de valor da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular por fabricantes e seus subcontratados – alcançou resultados bastante expressivos em seu balanço anual.

Em dezembro de 2021, foram contabilizados 381.535 trabalhadores diretamente impactados pelo Programa, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas. São oriundos das 3.674 empresas aprovadas no ano passado, localizadas em 629 munícipios, em 18 estados brasileiros.

Os varejistas de moda associados à ABVTEX uniram forças para combater o trabalho análogo ao escravo e práticas ilegais entre fornecedores e subcontratados das marcas. O Programa ABVTEX inclui um checklist completo avaliado por auditores externos. “Trata-se da única ação brasileira em âmbito setorial na moda”, informa Edmundo Lima, diretor executivo da entidade.

Segundo ele, a conscientização dos consumidores na questão da sustentabilidade na moda contribui significativamente para este novo cenário. “Faz parte do consumo consciente a busca por transparência das empresas e a preocupação com as condições de trabalho oferecidas na produção das peças que usamos, seja na cadeia produtiva de confecção ou de calçados”, diz.

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX Foto: Divulgação

Se por um lado, a ABVTEX atua na conscientização da indústria para a problemática, por outro vem envolvendo cada vez mais o consumidor em suas ações. A entidade lidera o movimento ModaComVerso, que tem o objetivo de sensibilizar cada vez mais a sociedade para as questões sociais e ampliar o conhecimento sobre o setor e os bastidores da moda. “Buscamos aumentar a transparência e dar visibilidade das informações às pessoas sobre como as roupas e calçados são produzidos, com quais critérios de responsabilidade social e sob quais condições de trabalho estes trabalhadores da moda estão submetidos ao longo desta cadeia de valor”, aponta Lima.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, acessórios de moda, além de artigos têxteis para o lar. O propósito da ABVTEX é de promover a sustentabilidade da moda, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.

Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br (11) 99476-4664 Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.