Imprensa

Cresce o engajamento das marcas com a moda socialmente responsável

O maior envolvimento das empresas com as práticas de governança e compliance revela a evolução necessária para atendimento das novas demandas da sociedade

A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa as principais redes de varejo de moda do País, acaba de ganhar o engajamento de novas varejistas que aderiram ao propósito da ABVTEX de promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.

Nos últimos meses, grandes marcas se associaram à ABVTEX como o Magalu, maior plataforma digital do varejo brasileiro; a americana GUESS; a Rip Curl, líder global de mercado na produção e distribuição de roupas de borracha para o surf; a Shoulder, marca brasileira especializada em moda feminina com 40 anos de existência; a La Moda e suas marcas Lança Perfume, Lança Perfume Easy, My Favorite Things e Amarante; além da BOARDRIDERS Inc., empresa líder global em esportes radicais e estilo de vida que cria, produz e distribui vestuário, calçados e acessórios sob as marcas Quiksilver, Billabong, ROXY, DC Shoes, RVCA e Element.

Estas marcas também se tornaram signatárias do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e na promoção do trabalho digno. “Esta é a única iniciativa setorial na América Latina de grande impacto positivo”, enfatiza Edmundo Lima, diretor executivo da entidade.

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX Foto: Divulgação

O Programa vem desde 2010 combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva, em que já realizou mais de 45 mil auditorias em empresas para verificação das boas práticas na confecção de artigos de vestuário e calçados. As cerca de 3,6 mil empresas aprovadas no Programa ABVTEX são originárias de 629 municípios, em 18 Estados, e representam mais de 381 mil trabalhadores diretos na produção com seus direitos garantidos e condições dignas de trabalho.

Em setembro de 2021, a ABVTEX lançou o movimento ModaComVerso, com o intuito de estimular uma moda socialmente responsável buscando impulsionar as boas práticas e o trabalho decente em todos os elos da cadeia do setor e conscientizar o consumidor sobre o seu papel. “O ModaComVerso busca aumentar a transparência e apresentar mais informações sobre como as roupas e calçados são produzidos no Brasil, sob quais condições de trabalho estes trabalhadores da moda estão submetidos”, explica Lima.

Com a entrada de novas marcas, a ABVTEX fortalece sua representatividade em prol da sustentabilidade social e ambiental da cadeia de valor da moda.

Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br (11) 99476-4664 Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.