Imprensa

Conheça o Lab Moda Sustentável, plataforma de colaboração e inovação aos desafios do setor

Lançado em janeiro 2017, o Lab Moda Sustentável, uma iniciativa nacional, sistêmica e multissetorial, é formado por cerca de 40 lideranças, entre as quais, estão costureiras, acadêmicos, representantes do varejo e indústria de moda, do setor público, associações setoriais, fundações e institutos, organizações internacionais, sociedade civil e mídia.

A iniciativa inédita no País tem a proposta de transformar os principais desafios do mundo da moda nacional

Lançado em janeiro 2017, o Lab Moda Sustentável, uma iniciativa nacional, sistêmica e multissetorial, é formado por cerca de 40 lideranças, entre as quais, estão costureiras, acadêmicos, representantes do varejo e indústria de moda, do setor público, associações setoriais, fundações e institutos, organizações internacionais, sociedade civil e mídia. A iniciativa se propõe a atuar no sistema a partir da visão construída coletivamente pelos participantes, com o objetivo de abordar e transformar os principais desafios do mundo da moda no Brasil.

O projeto foi convocado por uma aliança composta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), tendo como parceiro fundador o Instituto C&A, financiado também pela Fundação Hermann Hering e pela OIT, apoiado pela Santista S.A. e executado pela Reos Partners.

Entre novembro de 2017 e maio de 2018, a equipe elaborou a Teoria de Mudança, em que define a visão, os resultados esperados e os impactos que o Lab Moda Sustentável (LMS) quer ver no mundo da moda nacional até 2027. Além disso, construiu o Mapa Sistêmico, no qual identifica os principais pontos de alavancagem ou desafios a serem abordados para transformar a cadeia da moda nos próximos anos. Organizada em grupos de trabalho (GTs), a equipe cocriou e prototipou seis iniciativas multissetoriais, que endereçam desafios como educação, cultura e consumo, trabalho e desigualdade, ambiente de negócios e políticas públicas, entre outras.

Com as iniciativas, a equipe do LMS cresceu, ganhando outros integrantes e organizações. “Neste momento, as iniciativas estão se tornando projetos e a plataforma alçando um outro patamar de colaboração buscando ampliar o número de participantes, de ações e conexão com outros movimentos engajados na causa da moda sustentável”, diz Lucilene Danciguer, líder do Lab Moda Sustentável.

Representando as marcas mais significativas do varejo de moda brasileiro, a ABVTEX entende que o LMS contribui com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Alinhado ao propósito da entidade de promover um ambiente sustentável, que propicie uma atuação justa, inovadora, competitiva e transparente entre todos os elos da cadeia de valor da moda, o Lab vem se consolidando como importante plataforma colaborativa, pela qual esperamos alcançar impactos positivos abrangentes para transformar o setor”, aponta Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

“O Lab Moda Sustentável é uma iniciativa inovativa, que vem elaborando propostas através de um diálogo entre representação multipartite do setor da moda, para estimular uma transformação justa e sustentável nesta indústria”, afirma Martin Hahn, Diretor do Escritório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para o Brasil.

“O Brasil possui a maior cadeia produtiva integrada do setor têxtil e de confecção do ocidente e somos a quarto maior produtor de vestuário do mundo. Por si só, essas credenciais já seriam suficientes para explicar a complexidade da indústria da moda com seus muitos elos interdependentes. Portanto, é preciso a participação de todos os atores desse universo contribuindo para unificar a cultura da justiça social e a imprescindível agenda da sustentabilidade. Devemos reduzir ao máximo as lacunas que cada segmento, cada empresa e cada profissional do setor descobre no seu cotidiano, quando se trata de compliance. Ver o todo com todos”, descreve Fernando Pimentel, presidente da Abit.

“O Lab Moda Sustentável tem sido uma importante iniciativa para a missão do Instituto C&A de transformar a indústria da moda. Acreditamos que o trabalho em conjunto com atores do setor e a soma de esforços em prol de uma agenda comum é fundamental para promover uma indústria mais justa e sustentável”, relata Giuliana Ortega, diretora-executiva do Instituto C&A.

Para fortalecer o setor na busca por uma moda justa e sustentável em 2019 e 2020, o Lab vai ampliar sua equipe com os seguintes objetivos:

  1. Tornar o projeto uma plataforma contínua de colaboração, aprendizagem e inovação para transformar os principais desafios do setor;
  2. Fortalecer relacionamentos entre atores-chave do ecossistema e estimular mais diálogo, cooperação, corresponsabilidade, parcerias e redes colaborativas;
  3. Desenvolver, fortalecer e dar escala a soluções novas e existentes para impactar o setor;
  4. Contribuir para a criação de condições favoráveis para a transformação da moda, influenciando políticas públicas e gerando mecanismos de investimento em soluções.

A equipe do LMS aponta que os resultados esperados até 2020 são: lideranças e organizações do setor engajadas e colaborando e inovando nos desafios da moda; relações estabelecidas entre atores e redes da cadeia, favorecendo práticas de negócios justas, transparentes e sustentáveis em níveis regionais e nacionais; e maior visibilidade das práticas sustentáveis na moda dentre as lideranças do Lab Moda e no setor em geral; e as seis iniciativas multissetoriais de impacto e escaláveis fortalecidas, testadas ou em andamento endereçando os desafios prioritários.

Foto: Silvia Amélia Hacker

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.