Notícias

Varejo, moda e couro: as transformações do consumo e da atividade na indústria

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 19 de junho de 2020

“Nosso objetivo foi mostrar, a partir da perspectiva do varejo, as transformações nos elos da cadeia e como estavam se preparando com protocolos para a retomada”, apontou Lima.

Entre os principais aspectos destacados estão os impactos no consumidor, que logo no início da pandemia no País concentrou seus investimentos em compras de produtos essenciais e em locais mais próximos de casa. “Foi possível ainda notar que muitos consumidores tiveram a iniciação em compras on-line, bem como o aumento significativo do e-commerce entre as varejistas de moda. Acompanhando estes fenômenos, houve também a experimentação de novas marcas”, disse.

Sob o olhar dos varejistas, Lima destacou as medidas tomadas em atenção à saúde e segurança dos colaboradores e consumidores, a partir do fechamento das lojas físicas, a adaptação ao home office e a necessidade de ampliar a capacidade e qualidade de atendimento das vendas on-line. A inovação por parte das marcas que investiram em novos canais de venda digital e serviços, como venda direta por WhatsApp, Facebook e Instagram (pelos colaboradores e até consumidores que se tornaram revendedores). E os variados formatos de entregas pelas lojas em shopping centers, com os serviços de drive-thru e lockers.

Lima afirmou que o processo de retomada das atividades será lento e gradual, havendo a necessidade de estruturação das lojas, seguindo as recomendações de protocolos sanitários para garantir a segurança das pessoas. “Sem dúvida, o grande destaque é a união de esforços entre varejo e indústria para atrair um consumidor cauteloso a adquirir produtos que tenha a garantia de origem responsável. Para se sobressair, empresas devem focar no desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados e adequados à nova realidade”.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.