Notícias

Revista Elle entrevista ABVTEX no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Análogo Escravo

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 08 de fevereiro de 2024

Por ocasião das comemorações ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em 28 de janeiro, Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, foi entrevistado pela revista Elle em função do Programa ABVTEX. A reportagem mostra o que as marcas de moda estão fazendo para combater esta prática. Leia a íntegra em: https://elle.com.br/moda/moda-combate-trabalho-escravo

Segundo a publicação, “há alguns anos pode-se dizer que empresas e entidades têm olhado com mais seriedade para o enfrentamento do trabalho escravo na cadeia produtiva da moda, criando importantes ferramentas. Um exemplo disso é o Programa da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que consiste na realização de auditorias nos fornecedores e subcontratados dos varejistas para verificar a não utilização de mão de obra análoga ao de escravos, infantil e de estrangeiro irregular, além de aspectos de segurança do trabalho e cumprimento da legislação trabalhista e ambiental”.

A matéria conclui: Por conta da alta informalidade presente no setor da moda – são 8 milhões de informais, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Edmundo defende que é importante que empresas, independente do porte, mas, principalmente, as grandes varejistas, monitorem suas cadeias produtivas. Em números, o Programa já realizou mais de 50 mil auditorias desde a sua criação, em 2010, impactando aproximadamente 400 mil trabalhadores, em 18 estados diferentes.