Notícias

A responsabilidade e o impacto ambiental de embalagens pós-consumo

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 19 de junho de 2020

Uma série de estudos comprova as exigências progressivas de consumidores e seleção de produtos de marcas que atuem com propósito e valores autênticos e que tenham atuação responsável nos pilares social, ambiental e empresarial. Neste sentido, uma vertente relevante é o desenvolvimento de ações para minimização de impactos sobre embalagens.

Nesse aspecto, o Sistema de Logística Reversa de Embalagens se apresenta como uma das soluções que desenvolve a cadeia de reciclagem de maneira sistêmica, escalável e com grande impacto socioambiental. “Ao fazer parte dessa solução, colocamos à disposição dos associados uma alternativa viável para compensar o impacto ambiental das embalagens pós-consumo de forma simples e sustentável, que cumpre com requisitos de compliance e que todos podem fazer parte”, explica Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Além disso, este é mais um instrumento para adequação à legislação existente e que determina que todas as marcas que vendem produtos ao mercado consumidor têm a responsabilidade pela logística reversa de 22% do total de embalagens:

  • Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010) instituiu a responsabilidade do setor produtivo pela logística reversa das embalagens pós-consumo.
  • Decreto Federal 9.177 (2017) determinou que todas as empresas (independente do porte) devem cumprir a meta de 22% a nível nacional.
  • Em São Paulo a Decisão de Diretoria CETESB n° 114 (2019), que foi uma atualização da Decisão de Diretoria da CETESB n° 076 (2018), estabelece a meta de 22% de logística reversa das embalagens comercializadas no Estado de São Paulo como requisito obrigatório para renovação de licença de operação das empresas.
  • No Rio de Janeiro, a  Resolução n° 13 da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) (2019) estabelece a necessidade de preenchimento do Ato Declaratório de Embalagens (ADE) e o Plano de Metas e Investimentos (PMIn) de logística reversa pelas empresas que comercializam embalagens no Estado.
  • No Mato Grosso do Sul, o Decreto n° 15.340 do Governo do Estado define a responsabilidade e as diretrizes para implementação de sistema de logística reversa pelas empresas.
  • Diversos Estados, incluindo PR, RS, BA, CE, DF, PE e AM já definiram responsabilidades nas Políticas Estaduais de Resíduos Sólidos.

Se a sua marca tem interesse em participar deste movimento, sendo associada à ABVTEX e certificada pelo Selo eureciclo, entre em contato pelo e-mail: abvtex@abvtex.org.br.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.