Notícias

Pesquisa mostra que mais de 80% dos brasileiros são a favor da isonomia tributária

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 04 de janeiro de 2024

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Locomotiva e divulgada durante o lançamento da Coalizão Força Setor Têxtil, revela que 82% dos brasileiros consideram que uma cobrança justa de impostos para todas as empresas é importante para o futuro do País. Ainda segundo o levantamento mais da metade da população brasileira, ou 55%, acreditam que as empresas brasileiras deveriam pagar menos impostos que os e-commerces internacionais, e apenas 4% vão na linha contrária.

O estudo “Percepções dos brasileiros sobre a tributação dos e-commerces internacionais” foi desenvolvido para estimular o debate público acerca do tema e reforçar a importância da isonomia tributária entre empresas do varejo nacional e competidoras estrangeiras.

O debate está em evidência por conta da Portaria MF 612/23 do programa “Remessa Conforme”. A medida, publicada pelo governo federal em junho, estabeleceu a isenção do imposto de importação para valores de até US$ 50 em remessas via sites internacionais de e-commerce. Ou seja, enquanto empresas do varejo nacional arcam com impostos da ordem de 80%, as competidoras estrangeiras são beneficiadas pela ausência da tributação.

O Instituto Locomotiva identificou que, em média, os brasileiros consideram que o governo deveria cobrar 20% a mais de imposto de e-commerces internacionais em comparação aos impostos cobrados de empresas nacionais. Ainda de acordo com o estudo, 72% acreditam que a maior tributação aplicada às empresas brasileiras prejudica a arrecadação de impostos para investimentos em áreas como saúde e educação, 81% avaliam que a medida causa impactos negativos na economia e na competitividade das empresas brasileiras, e 75% dizem que pode prejudicar a geração de empregos no Brasil.

“O governo errou na narrativa de aumento da arrecadação de impostos, enquanto o foco deveria ser na preservação do interesse da população, em priorizar a geração de empregos no Brasil, fazer o Código de Defesa do Consumidor funcionar, no combate à pirataria e à sonegação de imposto. Isso é o que de fato deve ser feito”, avalia o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

A pesquisa do Instituto Locomotiva contou com 2.018 entrevistas, coletadas entre 30 de novembro e 4 de dezembro, e ouviu homens e mulheres de todas as regiões brasileiras, com 18 anos ou mais.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.