Notícias

OIT, SENAI-SP, ABVTEX e ABIT iniciam projeto SCORE para aumento de produtividade no setor têxtil e de confecções de São Paulo

Categoria: Notícias da ABVTEX | 02 de junho de 2023

Quinze PMEs que atendem às grandes varejistas associadas à ABVTEX, do setor de vestuário, participam dos treinamentos no SENAI Escola Francisco Mattarazzo e receberão consultorias in factory.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em São Paulo (SENAI SP) iniciam nesta sexta-feira (2) uma série de capacitações e consultorias para pequenas e médias empresas (PMEs) do setor têxtil e de confecções da Região Metropolitana de São Paulo.

A iniciativa faz parte do projeto SCORE, implementado pela OIT, com o propósito de ajudar a aumentar a produtividade e melhorar as condições de trabalho nas PMEs. Assim, 15 PMEs que atendem às grandes varejistas do setor de vestuário participam dos treinamentos no SENAI Escola Francisco Mattarazzo e receberão consultorias in factory.

A metodologia SCORE é estruturada em módulos e explora temas como gestão da força de trabalho, produção limpa, controle de qualidade, saúde e segurança no trabalho e promoção da igualdade de gênero, sempre com foco no papel da cooperação entre trabalhadores(as) e empregadores(as) para a obtenção de ganhos compartilhados de produtividade e competitividade. Nesta primeira fase, serão implementados os módulos sobre cooperação no local de trabalho e empresas responsáveis.

“A OIT apoia as empresas a trabalhar de maneira mais inteligente e eficaz, em um ambiente seguro e de respeito, para benefício de todas as pessoas. Estamos trabalhando conjuntamente formas concretas de promover uma maior produtividade, melhores condições de trabalho e a conduta empresarial responsável nas pequenas e médias empresas do setor têxtil da região metropolitana de São Paulo”, disse Vinícius Pinheiro, diretor do Escritório da OIT para o Brasil.

Foto: Representantes da OIT, SENAI-SP, ABVTEX e ABIT em solenidade realizada em 02 de junho

O SCORE conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e recursos provenientes de um acordo de cooperação entre a OIT e o Ministério Público do Trabalho (MPT),  para apoiar a adaptação da metodologia SCORE para o contexto brasileiro, capacitar treinadores, apoiar a realização de treinamentos piloto e desenvolver iniciativas de conscientização de atores do setor sobre os benefícios de práticas empresariais responsáveis.

Para Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, a ação tem o objetivo de contribuir com a capacitação da cadeia produtiva. “Neste sentido, a participação e apoio da ABVTEX ao projeto consolida o propósito da entidade em prol do desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda e trará resultados positivos para todo o setor, uma vez que a metodologia promove melhorias de competitividade e produtividade das empresas, baseadas no aprimoramento das relações humanas de trabalho e colaboração entre liderança e liderados, uma abordagem inovadora para a questão social”, destacou Lima.

“Está no cerne da atuação da ABIT a articulação entre diferentes atores a fim de fomentar a competitividade do setor têxtil e de moda no país. A colaboração tem se provado crucial para o sucesso de projetos e com o SCORE não será diferente. O trabalho conjunto entre OIT e SENAI São Paulo, apoiado pelas representações da indústria e do varejo, será fundamental para a promoção de melhores práticas nas relações de trabalho e certamente contribuirá para o aumento da produtividade das empresas a partir de uma base metodológica sólida aplicada em diversos países e adaptada à realidade brasileira”, disse Fernando Pimentel, CEO da Abit.

Na foto, além dos representantes das entidades, estão integrantes das empresas participantes.

Isto é SCORE 

Aplicada em mais de 24 países e mais de 3.000 empresas na África, Ásia e América Latina, a metodologia tem como objetivo propiciar ganhos de produtividade e melhoria das condições de trabalho das PMEs, fortalecendo a promoção do trabalho decente no setor. Por meio de treinamentos práticos e consultorias in factory, a metodologia estimula a adoção de ferramentas de cooperação no local de trabalho e o trabalho decente.

Com abordagem colaborativa, o projeto treina consultores e empresas simultaneamente, para possibilitar que mais pessoas e empresas sejam capacitadas no futuro.

Além disso, o SCORE atua de forma conjunta e alinhada com o programa de Diversidade & Inclusão do escritório da OIT no Brasil, em parceria com o Projeto PRIDE oferecerá para o SENAI SP e para as empresas oficinas, consultoria suporte e conteúdos voltados para a temática de diversidade e inclusão no ambiente laboral.

Este projeto contribui para atingir os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 no Brasil: ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), e ODS 12 (Consumo e produção responsáveis ).