Notícias

Novo Regulamento Programa ABVTEX

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 10 de agosto de 2017

Novo Regulamento Programa ABVTEX

A ABVTEX deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda. A entidade lançou em 15 de agosto a nova versão do Regulamento Geral 2.0 do Programa ABVTEX.

As mudanças visam consolidar as melhores práticas de GovernançaCompliance e Transparência que vêm sendo desenvolvidas em um processo de evolução contínua do Programa ABVTEX. Neste sentido, juntamente com esta versão do Regulamento, serão implementadas novas Políticas, Normas e Procedimentos, que regulam diversas questões estratégicas e operacionais, promovem a padronização de processos e adequações aos padrões internacionais.

Anexados ao Regulamento, estão as seguintes políticas, normas e procedimentos:

  • Comitê de Arbitragem
  • Recurso e defesa de fornecedor ou subcontratado
  • Credenciamento dos auditores
  • Credenciamento dos organismos de auditoria
  • Auditoria de Observação
  • Revisão de Standards
  • Auditoria de Verificação
  • Normas para o uso do Selo ABVTEX

Vale ressaltar que tais mudanças não irão impactar no checklist, tampouco nos critérios utilizados nas auditoriasgarantindo tranquilidade aos fornecedores, subcontratados e organismos de auditoria, bem como às varejistas signatárias.

Nova Classificação

Com o objetivo de ampliar o caráter inclusivo do Programa ABVTEX, o novo Regulamento contempla uma relevante mudança na Classificação (status) do fornecedor e subcontratado, com a criação da condição de realizar auditoria sem ter vínculo com varejista signatário do Programa ABVTEX e ser classificado como “Auditado”, tornando-o apto a entrar no marketplace das varejistas participantes.

De modo geral, estas mudanças visam atualizar o Programa ABVTEX e adequá-lo às novas realidades de mercado. Este progresso é absolutamente necessário de forma a assegurar condições de trabalho dignas na cadeia de fornecimento do varejo de moda. Com estas ações, o Programa ABVTEX é alçado a um novo patamar de benchmarking perante os programas de maior referência no mundo.

Acesse o site da ABVTEX em: www.abvtex.org.br/sobre-o-programa/

Canais de Atendimento sobre o Programa ABVTEX
E-mail: programa.abvtex@abvtex.org.br
Telefones: (11) 2533.0034 / 3431-8858