Notícias

MALHA e Instituto C&A apresentam os 4 drivers tecnológicos que vão mudar a indústria da moda

Categoria: Notícias do Setor | 05 de dezembro de 2017

É no mundo pós digital, fortemente influenciado pelos millennials, que novas experiências de consumo estão surgindo. Como a tecnologia transforma o comportamento de consumo e vice-versa? Quais são as aplicações desse universo hiperconectado para a indústria da moda, uma das que mais emprega no mundo?

report “O Poder das Máquinas”, elaborado pela MALHA, movimento por uma moda mais sustentável, colaborativa, local e independente, em parceria com o Instituto C&A, aborda o universo hiperconectado da tecnologia e suas aplicações no mundo da moda a partir das principais tendências de comportamento e consumo, e aponta os quatro principais drivers tecnológicos da transformação para a indústria.

1º – Economia dos dados

No mundo pós digital, em que a tecnologia ultrapassou as fronteiras entre o físico e o digital, dados são a nova commodity. A cada um ano e meio se gera a mesma quantidade de dados já criados pela humanidade em todos os tempos. Todos esses dados podem ser utilizados para aprender sobre a humanidade em escala como nunca antes, mas é preciso dar sentido a eles.

A capacidade dos grandes dados de prever o nosso comportamento futuro vai mudar a maneira como vivemos. O uso de Machine Learning, Data Mining, Inteligência Artificial e Internet das coisas, por exemplo, vai modificar completamente a forma como os dados são analisados, interpretados e utilizados pela indústria.

A Cisco e a GE estimam que haverá 1 trilhão de dispositivos conectados em todo o mundo até 2020.

2º – Tecnologia de vestir (wearables) X tecnologia de sentir (insertables);

A moda e a vestimenta são inseparáveis do ser humano. Por isso, incorporar tecnologia na indústria da moda é inevitável. Tecidos inteligentes, biokacking, wearables – acessórios ou roupas que estão incorporados em eletrônicos conectados à Internet – e insertables – chips ou próteses inseridos no próprio corpo –  já são uma realidade na indústria da moda.

Roupas inteligentes cada vez mais irão adicionar camadas digitais ou biológicas ao uso regular que fazemos. Entre suas funcionalidades, elas podem regular a temperatura corporal; contribuir com dados para melhorar nossa postura; conectar-se com outros dispositivos para mapear nossas funções; e  oferecer experiências únicas de pessoa para pessoa.

A previsão de 2015 para 2020 é que o mercado de tecidos inteligente cresça quase 34% e fature US$ 4,720 bilhões.

3º – A era dos robôs;

A Organização Internacional do Trabalho estima que, em algumas décadas, mais da metade dos postos assalariados nos países emergentes serão deslocados pela automação.

O relatório da Malha indica que essa disrupção será liderada pelas indústrias têxtil e vestuário. Inclusive, os robôs já são capazes de desenhar obras criativas com um grau muito similar de êxito dos humanos.

Contudo, é importante reforçar que robôs não devem ser vistos como vilões. Podemos, e devemos, contar com a tecnologia para conseguir um equilíbrio entre trabalho e uma vida mais holística, mais saudável.

4º – Novas experiências de consumo;

O PDV como o varejo conhece está com os dias contados. Os consumidores nascidos na era digital e pós-digital são pessoas acostumadas a fazer compras desassistidas, ou seja, compras online. E elas agora querem reproduzir o comportamento digital no mundo físico. Os pontos de venda do futuro entregam o valor com experiências, e não mais com o produto direto.

Tecnologias como RFID, chatbots, Internet das Coisas, Assistentes Pessoais embutidos em smartphones contribuem para tornar a experiência de compra desassistida (auto checkout) mais rápida, fluida e anônima. A Realidade Virtual(VR) e a Realidade Aumentada(AR) prometem ser as tecnologias mais eficientes para fazer da compra uma verdadeira experiência, uma imersão real.

O conteúdo completo do relatório está disponível para download no site do projeto: www.malha.cc/cea/caderno.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.