Notícias

GT Fornecedores acompanha resultados do Programa ABVTEX

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 20 de março de 2020

A abertura da reunião foi marcada pela participação da Etiqueta Certa, representada por Karine Liotino, CEO, e Mariana Amaral, diretora, que apresentaram as principais mudanças nas regras a partir do novo Regulamento Técnico do Mercosul, bem como os impactos e prazos para adequação até julho de 2020.

A etiquetagem do produto está entre as questões que envolvem o compliance na moda, a questão é regulamentada pelo INMETRO e pode impactar diretamente a indústria e o varejo, uma vez que etiquetas fora do padrão da regulamentação podem gerar prejuízos com multas e com outros custos indiretos como devolução de pedidos, atraso na entrega, retrabalhos e recolhimento de produtos das lojas pela fiscalização.

Durante sua apresentação, a equipe da Etiqueta Certa detalhou quais são os regulamentos, normas e portarias envolvidos na legislação de etiquetagem de produtos têxteis e resumiu as informações obrigatórias que devem constar nas etiquetas de vestuário e artigos têxteis para o lar.

Em seguida, os números alcançados pelo Programa ABVTEX em janeiro foram apresentados por sua gerente, Angela Bozzon. Os resultados apontaram para: 3.703 empresas certificadas, sendo 1.244 fornecedores e 2.459 subcontratados distribuídos em 620 Municípios em 18 Estados e envolvendo 332 mil trabalhadores diretos na produção. Desde 2010, foram realizadas 37 mil auditorias nas instalações das empresas participantes.

Logo após, o consultor Luciano de Cia, mostrou o detalhamento da conclusão do Projeto Evolução: Governança, Inovação e Transparência (GIT), cujo cronograma de ações foi 100% concluído, e ainda apresentou suas considerações sobre a continuidade do Projeto Evolução.

Na oportunidade, a ABVTEX evidenciou a importância das varejistas signatárias do Programa ABVTEX manterem atualizado o ‘Termo de Compromisso’. “Para atualização neste início de ano, já enviamos o documento com as orientações de preenchimento e aguardamos as devolutivas dentro do prazo estabelecido, pois disso depende a classificação das signatárias”, esclareceu Angela. A classificação acontece nas categorias denominadas como Pleno (as que possuem 100% da cadeia fornecedora aprovada) e Em Desenvolvimento (as que estão em processo de aprovação de 100% da cadeia fornecedora, conforme prazo de carência ou Plano de Ação).

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.