Notícias

Grupo de Trabalho debate questões relacionadas à evolução do Programa ABVTEX

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 12 de julho de 2019

Durante a última reunião do GT Fornecedores, em 17 de junho, os representantes das varejistas signatárias debateram os resultados mensais, o status do Projeto Evolução e outros temas relacionados ao Programa ABVTEX.

Angela Bozzon, gerente do Programa, iniciou a reunião apresentando os números alcançados em maio. Os resultados apontaram para: 3.713 empresas certificadas, sendo 1.223 fornecedores e 2.490 subcontratados distribuídos em 633 Municípios em 17 Estados e envolvendo mais de 334 mil trabalhadores diretos na produção. Foram realizadas 33.898 auditorias nas instalações das empresas desde 2010.

Em seguida, houve o detalhamento do status do Projeto Evolução: Governança, Inovação e Transparência (GIT), cujo cronograma de ações segue o planejamento com mais de 76% concluídos. “Foram concluídas as atividades e alcançados os resultados esperados no pilar da Transparência, culminando com o lançamento do Relatório Anual do Programa ABVTEX. Nos aspectos de Eficiência e Produtividade, os trabalhos têm evoluído bastante, visto que as reuniões do grupo têm sido produtivas e devemos fechar em breve todas as ações operacionais”, apontou Luciano De Cia, consultor do projeto.

Luciano comentou ainda sobre o novo processo para fornecedores solicitarem proposta comercial dos Organismos de Auditoria para realização das auditorias. A autodeclaração é uma evolução do processo em que o fornecedor preenche um questionário com informações sobre a empresa referentes aos requisitos de Governança/Compliance, correspondentes ao ‘Bloco 06’ do checklist. “Se a empresa fornecedora não contempla a maioria das questões da autodeclaração, significa que a certificadora não vai auditar aquela etapa”, explicou ele.

Em seguida, Angela informou que foi concluído o primeiro ciclo de avaliação dos cinco Organismos de Auditoria e seus auditores credenciados pela ABVTEX, (ABNT, Bureau Veritas, DNV GL, Intertek e SGS), realizado pela Social Accountability Accreditation Services (SAAS), representada no Brasil pela BSD Consulting, que faz a avaliação e asseguração da competência dos sistemas de auditoria dos organismos homologados e auditores individuais.

A ABVTEX recebeu o relatório completo com as seguintes avaliações: processo de auditoria; habilidades fundamentais; competência do auditor; perfil do profissional; conhecimento e efetividade. “Este trabalho visa nos dar elementos e ferramentas para que a ABVTEX consiga fazer um acompanhamento ainda mais próximo do trabalho realizado pelos Organismos de Auditoria. Queremos estabelecer indicadores de desempenho para aprimorar o monitoramento e o controle gerencial de como as certificadoras estão aplicando o protocolo ABVTEX”, disse Angela.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.