Notícias

Falsificação na moda: entenda as consequências desse mercado

Categoria: Notícias do Setor | 26 de junho de 2022

Além de crime, a comercialização de produtos falsificados também tem impactos sociais, ambientais e econômicos. Evento sobre o tema conta com a participação da ABVTEX.

A compra de produtos falsificados é uma prática muito comum no Brasil, especialmente no mercado da moda. Impulsionados pelos preços mais baixos do que os produtos originais, muitos consumidores optam por adquirir réplicas não oficiais. Mas a falsificação, além de ilegal, gera consequências para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade.

“A falsificação é crime e pode gerar consequências cíveis”, esclarece Dra. Regina Ferreira, especialista em direito da moda e coordenadora do curso de Fashion Law da Faculdade Santa Marcelina.

Regina explica que o Brasil não tem uma legislação específica para proteger as criações de moda, mas as leis vigentes se aplicam ao mundo da moda e são usadas na prática para resguardar os direitos dos criadores e para reprimir cópias não autorizadas.

Em um primeiro momento, a falsificação gera consequências às marcas, pois resulta na desvalorização de um produto exclusivo. Mas Regina destaca que o processo de produção e comercialização da falsificação também desencadeia uma questão social séria, que passa despercebida: “o mercado ilícito, em razão da sua natureza informal, fomenta as atividades ilícitas de organizações criminosas, a exploração do trabalho. A penalidade para a falsificação é relativamente baixa, mas as consequências para a sociedade são altamente danosas”.

Além disso, existe um comprometimento ambiental também. Regina explica que, “geralmente, as fábricas não respeitam legislações ambientais. Assim, o processo de produção pode conter resíduos e substâncias tóxicas, com a possibilidade de contaminação de afluentes e a exposição dos trabalhadores a esses produtos químicos que são danosos à saúde”, finaliza.

Por fim, em ações de busca e apreensão, os produtos falsificados são descaracterizados e descartados, já que não podem ser devolvidos ao mercado, gerando ainda mais lixo.

Saiba mais sobre o direito criminal na moda

No dia 28 de junho, será lançado o livro Criminal Fashion Law, que aborda esse e outros assuntos ligados ao direito da moda, durante o evento “5 Anos de Fashion Law”, na Faculdade Santa Marcelina, no campo de Perdizes. O evento conta com a participação de Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, no painel sobre ‘Responsabilidade Socioambiental na Moda’.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.