Notícias

eureciclo registra aumento de 224% no volume de reciclagem do setor de Calçados e Vestuário em três anos

Categoria: Notícias do Setor | 06 de março de 2024

Um balanço de mercado segmentado realizado pela eureciclo revelou um aumento expressivo na demanda pela aplicação de logística reversa de embalagens no setor de Calçados e Vestuário e (fatia que representa 7% da base de clientes da eureciclo), que reciclou cerca de 46 mil toneladas de embalagens entre 2020 a 2023, crescimento percentual de 224% na massa reciclada nesse ínterim. Quando somados todos os seis segmentos analisados, a empresa destinou em três anos 536 mil toneladas de embalagens pós-consumo por meio da aplicação dos créditos de reciclagem.

Tal acréscimo significativo no percentual de embalagens recicladas também deve-se ao cenário de urgência em relação às mudanças climáticas e intenso debate sobre a agenda ESG. Em um levantamento realizado pela Quantas Instituto de Pesquisa, entre maio e junho deste ano, encomendada pela eureciclo, 91% das pessoas ouvidas admitem a relevância da sustentabilidade ambiental e a necessidade de adotar comportamentos e ações em prol da preservação do planeta e das futuras gerações, enquanto 67% atualmente estão engajadas em pautas e ações relacionadas ao tema.

Para Marcos Matos, co fundador da eureciclo, o aumento percentual bastante significativo reflete frentes paralelas e convergentes: “A emergência climática e seus múltiplos reflexos têm impactado as lideranças, cada vez mais atentas e rigorosas quanto ao cumprimento e importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e também para a cobrança dos consumidores. Por outro lado, a eureciclo tem positivamente expandido suas áreas de atuação pelo país, o que nos proporcionou uma procura e diálogo mais frequentes com a iniciativa privada e também com o poder público para a estruturação de cadeias de reciclagem, contribuindo também com a geração de receita para as organizações de catadores e centrais parceiras”, analisa.

Como resultado da parceria com 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1 milhão de toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil, impactando mais de 16 mil famílias, além de distribuir mais de R$65 milhões às mais de 500 centrais de triagem, organizações de catadores e operadores parceiros.