Notícias

Em série de webinários, Encontro Colabora Moda 2021 debate a Década da Regeneração

Categoria: Notícias da ABVTEX | 03 de setembro de 2021

O Encontro Colabora Moda 2021 conta com o apoio e participação da ABVTEX, que integra o Conselho de Governança do movimento Colabora Moda Sustentável

Já parou para pensar sobre qual a moda que você quer sustentar? No Colabora Moda Sustentável, essa resposta passa definitivamente pela regeneração: trabalhamos por uma moda capaz de recuperar os danos causados pelo setor à natureza e às pessoas. Isso significa que manter as mesmas práticas produtivas e de consumo presentes há décadas não é mais possível e que apenas garantir a preservação do que ainda existe no planeta não é mais suficiente.

O objetivo de regenerar envolve uma enorme mudança de cultura, portanto, é grandioso e precisa começar a ser construído de imediato. Respondendo ao chamado da ONU, que definiu o período entre 2021-2030 como “A década para a recuperação dos ecossistemas”, dedicamos o Encontro Colabora Moda Sustentável 2021 à moda regenerativa. Afinal, como continuar operando negócios de moda da forma tradicional em um planeta que vem tendo perdas irreversíveis?

Dados para embasar a urgência da regeneração não faltam: a cada ano, “gastamos” mais recursos naturais do que o necessário para garantir o futuro das próximas gerações. Vivemos uma ‘tripla emergência climática’, em que se observa perda de biodiversidade, disrupção climática e poluição crescente – conforme o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Os dados trazidos pelo sexto relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) há poucas semanas não são menos alarmantes. O chamado é claro: precisamos reduzir emissões e começar a regenerar ecossistemas agora.

Moda regenerativa só acontece pela colaboração.

Diante desse cenário de crise socioambiental, a moda tem um papel de liderar mudanças. Para nós, o setor é uma força de transformação. Roupas, calçados, acessórios, pinturas corporais e cosméticos são formas de nos protegermos, de nos cuidarmos e, especialmente, de nos expressarmos. Mas, mais do que isso, trata-se de uma indústria global com importante poder de influência.

De olho nos agentes de transformação da moda brasileira, o Encontro Colabora Moda 2021 será composto por três webinários gratuitos. Vale dizer que o Encontro, em outros tempos, seria sinônimo de junção presencial dos integrantes, que vivem em diversas regiões do país. Mas, embora siga no ambiente online em 2021, nesta edição carrega um simbolismo especial: marca o novo ciclo do Colabora Moda Sustentável, que em agosto lançou sua nova identidade visual – a história do Colabora Moda começou em 2017, como Lab Moda Sustentável.

As atividades estão sendo pensadas para discutir o futuro da indústria da moda e como a economia regenerativa e circular pode auxiliar na construção de alternativas. O evento acontece nos dias 15, 22 e 30 de setembro, das 9h às 11h, com palestras abertas ao público e atividades exclusivas aos membros do Colabora Moda Sustentável. As inscrições estão abertas no link https://bit.ly/EventosColaboraModa. Os palestrantes serão divulgados em breve.

Bora cultivar uma moda que age coletivamente pela regeneração?

Programe-se para o Encontro Colabora Moda 2021:

Dia 15 de setembro: Moda regenerativa e circular: onde estamos e para onde devemos ir.

Dia 22 de setembro: Produtividade e equidade: como a promoção do trabalho decente e diversidade impactam na moda.

Dia 30 de setembro: Instrumentos para a moda sustentável: rastreabilidade, certificações, indicadores, formação e comunicação.

Fique por dentro acompanhando os canais oficiais do Colabora Moda Sustentável:

Site: colaboramodasustentavel.org.br
Instagram: @colaboramodasustentavel
Linkedin: in/colaboramodasustentavel

// Sobre o Colabora Moda Sustentável:

Em movimento por outra moda: o Colabora Moda Sustentável vem, desde 2017, atuando para articular a mudança de um dos principais setores da economia brasileira. Ao reunir pessoas físicas e jurídicas em torno de objetivos comuns, a plataforma multissetorial – que tem entre seus membros os principais produtores, indústrias, marcas, varejistas, associações setoriais, formadores de opinião, costureiras e outras lideranças do setor – busca promover mudança de cultura, influenciar políticas públicas, fortalecer o ecossistema da moda, construir novas narrativas e construir soluções concretas de forma colaborativa.

Entre os principais desafios do Brasil – que é o quarto maior produtor de vestuário do mundo e maior cadeia produtiva integrada do setor têxtil e de confecção do ocidente – entram questões relacionadas ao trabalho e ao meio ambiente. Diante de problemas sistêmicos, os esforços individuais são insuficientes. A visão de que é preciso uma ação colaborativa, experimental, coordenada e de longo prazo para redefinir os rumos do setor, é a base do Colabora Moda Sustentável.

Para unir pessoas e empresas com interesses diversos (e, por vezes, divergentes) para trabalharem coletivamente e construírem os caminhos de mudança, o Colabora Moda Sustentável aposta em metodologias de pensamento sistêmico, colaboração estendida e design thinking. O trabalho de aprendizagem e articulação tem alcançado resultados concretos: 26 iniciativas prototipadas, 10 iniciativas apoiadas com Recurso Semente, 3 negócios de impacto de moda sustentável mentorados e 175 soluções e negócios de impacto mapeados por meio da Chamada Lab Moda Sustentável 2020.

Além disso, em resposta à pandemia, o Colabora Moda Sustentável criou uma comunidade de colaboração que contribuiu para a criação de um acordo setorial, a produção e doação de máscaras e EPIs e a ideação de iniciativas para proteger os elos mais vulneráveis. No ano passado, ainda elegeu o tema “retomada econômica com sustentabilidade” para nortear os encontros de trabalho.

Para 2021, o foco está em construir colaborativamente recomendações para o setor avançar na agenda da moda sustentável, com base em: equidade racial e de gênero, valorização do trabalho decente e dos trabalhadores, políticas de integração de pessoas com deficiência e pessoas LGTBQIA+, fortalecimento das pequenas empresas, valorização das identidades brasileiras, educação e cultura para moda sustentável, redução de impactos, regeneração e circularidade. O monitoramento de todos esses aspectos também está entre as prioridades, bem como continuar apoiando iniciativas de moda sustentável e realizar os encontros temáticos, de capacitação e de desenvolvimento.

Além de mais de 100 membros, o Colabora Moda Sustentável tem como parceiros a Laudes Foundation, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundação Hermann Hering, Grupo Soma, Instituto C&A e Santista Jeanswear. Seu Conselho de Governança é composto por Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Associação Latinoamericana de Micro, Pequena e Média Empresa (Alampyme), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Instituto Trabalho Decente (ITD), Laudes Foundation e Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Conselho Consultivo do Colabora Moda Sustentável estão Casa Salô e Cora Design (compartilhando um assento como mandata coletiva), Fundação Hermann Hering e Instituto C&A.

 

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.