Notícias

Cosema da Fiesp discute como acelerar o uso de biocombustíveis no País

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 13 de julho de 2020

O debate virtual aconteceu durante reunião conjunta dos Conselhos Superiores do Meio Ambiente (Cosema) e do Agronegócio (Cosag) e contou com a participação do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e de Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, que integra o Cosema.

Biocombustíveis são fontes de energia consideradas alternativas, por serem de caráter renovável e apresentarem baixos índices de emissão de poluentes para a atmosfera.

Em geral, tais fontes de energia costumam ser produzidas a partir de produtos agrícolas ou vegetais, como a cana-de-açúcar, o milho, a mamona, entre outras matérias-primas. Os principais tipos de biocombustíveis atualmente utilizados são o etanol e o biodiesel.

O Brasil possui a matriz energética menos poluente entre os maiores consumidores globais no mercado de combustíveis. A informação é do relatório divulgado pela AIE (Agência Internacional de Energia). Isso se dá em função da aplicação da bionergia nos transportes e na indústria e da hidroeletricidade, no setor elétrico.

Durante o debate, ficou claro que algumas das vantagens de utilizar os biocombustíveis são: economia com a importação de gasolina; geração de mais de 870 mil empregos diretos e de 2 milhões de empregos indiretos; maior sustentabilidade e longevidade para o uso de derivados de petróleo; fortalecimento e apoio à indústria automotiva local; além do aumento do PIB per capita de US$ 1098 nas cidades onde o etanol é produzido.

Com informações da Fiesp.
ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.