Notícias

Cadeia produtiva do algodão orgânico

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 07 de outubro de 2017

Cadeia produtiva do algodão orgânico

No dia 27 de setembro foi realizado o I Workshop sobre Algodão Orgânico, na Paraíba, que contou com a participação de Edmundo Lima, representando a ABVTEX, e de representantes da Textile Exchange, Emater,  Embrapa Algodão, Organic Cotton, Tradings, CoopNatural, Norfil, IBD, Comissão Estadual de Orgânicos, ONG Esplar, Superintendência Regional da Agricultura – Ministério da Agricultura e FAO (ONU – para Agricultura).

O workshop, que foi organizado pelo Governo da Paraíba por meio da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater) debateu  as oportunidades e desafios no desenvolvimento da cadeia produtiva de algodão no Brasil. O objetivo do evento foi estimular agricultores ao cultivo de algodão orgânico.

Lima aproveitou a oportunidade para falar sobre a necessidade de ampliar a escala de produção do algodão certificado. “Nossa intenção é democratizar cada vez mais o algodão orgânico. As grandes marcas estão desenvolvendo produtos mais sustentáveis para um consumidor cada vez mais consciente e demandante desse produto. Se juntássemos toda a produção de algodão orgânico do Brasil hoje, não daria para atender sequer uma linha de produtos de um dos nossos varejistas, como a linha de roupas para bebês, por exemplo”, completou.

Menos de 1% do algodão produzido no mundo é orgânico, mas a demanda por esse tipo de pluma é crescente. No ano passado o consumo de algodão orgânico cresceu 15% nos Estados Unidos e 30% na Europa, segundo dados da Textile Exchange, organização global com sede nos EUA que trabalha para tornar a indústria têxtil mais sustentável. No Brasil, foram colhidas apenas 22 toneladas na última safra, mais da metade dessa produção foi em solo paraibano. A expectativa dos participantes do evento é a de triplicar a produção de algodão orgânico na próxima safra e servir de modelo para outros estados.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.