Notícias

Aprovação do Projeto de Lei 914/24 no Congresso

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 13 de junho de 2024

Foto: Câmara dos Deputados

A decisão do Senado Federal de taxar em 20% as vendas das plataformas internacionais, em complemento ao que os deputados federais haviam deliberado, é mais um passo relevante para o debate sobre a necessária busca de isonomia tributária entre as plataformas estrangeiras de e-commerce e as dezenas de setores econômicos brasileiros, que representam mais de 18 milhões de empregos no País.

O abismo tributário que se fez nesta matéria e sua urgente resolução é apenas a parte mais visível do problema, que ainda conta com questões regulatórias e de conformidade, já que produtos importados por essas plataformas não passam por fiscalização de órgãos como Inmetro, Anvisa e Anatel. Há que se garantir, ainda, que a Receita Federal tenha meios de coibir as fraudes, como o subfaturamento do preço declarado de venda e o fracionamento da entrega das mercadorias, praticadas abertamente pelas plataformas com objetivo de se beneficiarem com a redução de alíquota prevista para valores até US$ 50.

Como resultado da forma como o tema foi aprovado pelo Congresso Nacional, com aplicação da tarifa de imposto de importação de 20% para compras até US$ 50. Ainda teremos que continuar lutando pela igualdade de condições buscando reduzir o prejuízo que atinge a indústria e o varejo nacional.

Nesse momento, no entanto, cabe ao setor produtivo nacional agradecer a proteção às atividades econômicas e aos empregos em todas as regiões do Brasil trazidos com esta decisão do Congresso Nacional.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.