Notícias

ABVTEX firma parceria com SAAS, organismo de acreditação global, para evolução do Programa de monitoramento da cadeia produtiva

Categoria: Notícias da ABVTEX | 13 de agosto de 2018

A Social Accountability Accreditation Services (SAAS) irá atuar na avaliação técnica e qualitativa das auditorias do Programa ABVTEX

A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa as principais redes de varejo de moda do País, acaba de firmar parceria com a Social Accountability Accreditation Services (SAAS), o único organismo de acreditação global cuja missão é apoiar a implementação de padrões sociais e trabalhistas, por meio da avaliação da competência dos sistemas de auditoria e auditores individuais.

O Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e da promoção do trabalho digno, conta agora com a avaliação permanente e asseguração da SAAS às suas auditorias, representada no Brasil pela BSD Consulting, responsável pela execução dos trabalhos. John Brookes, diretor executivo da SAAS, afirma que “o objetivo é manter o mais alto padrão de qualidade e atender às demandas de evolução constante do Programa”. Por meio da parceria, a acreditadora internacional irá monitorar continuamente a conformidade dos cinco organismos de auditoria e seus auditores credenciados pela ABVTEX, a saber: ABNT, Bureau Veritas, DNV GL, Intertek e SGS.

Este trabalho da SAAS será em conjunto com a ABVTEX para garantir o alinhamento com as práticas internacionais, além de privilegiar melhorias contínuas da governança técnica e de qualidade assegurada nas auditorias do Programa”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

A parceria já começa com ações efetivas que permitirão à ABVTEX instituir metas e indicadores de desempenho para evolução contínua do Programa a fim de assegurar a consistência, integridade, credibilidade e desempenho dos organismos de auditoria e seus auditores. “Esta parceria faz parte dos esforços empreendidos pela entidade em consolidar e desenvolver o Programa e permite o alinhamento com as melhores práticas e padrões mundiais no âmbito de monitoramento de cadeia produtiva”, esclarece Lima.

O Programa ABVTEX vem desde 2010 combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva nacional, com a realização de 28.572 auditorias para verificação das boas práticas na confecção de artigos de vestuário, calçados, acessórios e artigos de cama, mesa e banho. As 3.922 empresas aprovadas no Programa ABVTEX são originárias de 643 municípios, em 18 Estados, e representam 340.831 trabalhadores diretos na produção. A cada ano, mais varejistas se unem à causa com o propósito de oferecer produtos de moda mais sustentáveis e acessíveis aos clientes.

O objetivo do Programa ABVTEX é contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda de forma abrangente, apoiando as varejistas signatárias a monitorar e qualificar, de maneira sistematizada e integrada, a cadeia de fornecedores do setor de moda, a fim de disseminar as boas práticas e combater o uso do trabalho análogo ao escravo, infantil ou de estrangeiro irregular nas cadeias produtivas.

O Programa ABVTEX é aplicável a todos os fornecedores e seus subcontratados envolvidos no processo produtivo que desejem ser parte da cadeia de fornecimento das empresas varejistas signatárias ou reconhecidos pelo seu compromisso com a responsabilidade social e a dignidade humana. A maioria dos empresários da indústria participantes do Programa reconhece os valores atrelados a esta iniciativa do varejo de moda e afirma que a recomenda a outras empresas do setor.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral. O propósito da ABVTEX é de promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva, justa, responsável, inovadora, competitiva e transparente.

Sobre a SAAS

A Social Accountability Accreditation Services (SAAS) é uma agência de credenciamento que trabalha para avaliar, credenciar e monitorar instituições que demonstrem competência para auditar e certificar organizações que estejam em conformidade com padrões sociais. Tem como visão, um universo onde todas as pessoas em todo o mundo desfrutam de locais de trabalho justos e seguros. Por meio do sistema de certificação credenciada, a SAAS promove os Direitos Humanos no local de trabalho fornecendo uma estrutura de garantia de qualidade, vinculando padrões sociais e códigos de conduta a órgãos de auditoria, empresas individuais e interessados ​​em condições de trabalho. Essa estrutura fornece credibilidade aos sistemas de auditoria projetados para avaliar as condições éticas do local de trabalho e melhorar a vida dos trabalhadores em todas as cadeias de fornecimento globais. O SAAS é o único organismo de acreditação global cuja missão é apoiar a implementação de padrões sociais e trabalhistas – o que é realizado por meio de serviços de supervisão e verificação projetados para avaliar a competência dos sistemas de auditoria e auditores individuais. Site: www.saasaccreditation.org

Informações à imprensa sobre a ABVTEX: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3017

Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016