Notícias

ABVTEX dá entrada como “amicus curiae” em ação movida pela CNI e CNC

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 07 de março de 2024

A ABVTEX deu entrada como amicus curiae (do latim “amigo da causa”, podendo acompanhar o processo) na Ação Direta de Inconstitucionalidade 7579, protocolada em janeiro no STF pela Confederação Nacional da Indústria e pela Confederação Nacional do Comércio. A ação questiona a falta de isonomia tributária trazida pela Portaria 612/23 do Ministério da Fazenda, que isentou do imposto federal de importação compras via sites internacionais de e-commerce de até 50 dólares.

Além da ABVTEX, participam da ação outras treze entidades setoriais: o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de SP), IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Abrinq (Associação Brasileira da Indústria de Brinquedos) e federações das Indústrias de nove Estados brasileiros.

A medida do Governo Federal, no âmbito do programa “Remessa Conforme”, coloca em risco um dos principais setores da economia brasileira, o varejo têxtil, e que responde por 1,7 milhão de empregos, segundo maior número de vagas diretas entre as atividades econômicas no Brasil.

No caso do varejo têxtil, as perdas com a portaria editada em agosto já são percebidas com intensidade: segundo dados do IBGE, a retração na atividade do setor atingiu 4,6% em 2023, ano em que se projeta que o crescimento do PIB brasileiro tenha atingido os 3%.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.