Notícias

10ª Conferência da OCDE de Due Diligence no Setor de Vestuário e Calçados

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 07 de março de 2024

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, participou da 10ª Conferência da OCDE de Due Diligence no Setor de Vestuário e Calçados, realizada em Paris. Foram diversos painéis com perspectivas variadas sobre o  tema e uma side session sobre “Melhoria das condições de trabalho e produtividade no setor de vestuário brasileiro”, com apresentações da ABVTEX, Abit e OIT.

Ao fazer um balanço da Conferência, Lima informou que os governos da União Europeia, especialmente Alemanha, e os Estados Unidos estão aperfeiçoando as legislações ligadas às melhorias das condições de trabalho e a eliminação do trabalho análogo ao escravo, infantil e todos os tipos de violação de direitos e dignidade das pessoas. Os Estados entendem que é mandatório que os acordos e legislação envolvam todo o mercado para evitar a concorrência desleal e promover direitos humanos para todos.

Muito se discutiu sobre a importância do diálogo na cadeia de valor e a inclusão dos trabalhadores nas discussões para a busca de soluções que tragam o desenvolvimento das relações e resguardem os direitos dos trabalhadores. Os  grandes compradores são parte fundamental nos acordos pela pressão que exercem ao longo da cadeia.

A regulação do setor da moda requer o desenvolvimento de processos envolvendo mapas de riscos e transparência da cadeia produtiva, aspectos críticos, e a solução vem do engajamento e colaboração entre todos.

Também falou-se sobre a circularidade,  ainda em fase de projetos  e uma grande oportunidade para o desenvolvimento do segmento de moda, e sobre os desafios do setor, a saber: a informalidade no trato com os resíduos, a ampliação do escopo para os processos de certificações, desenvolvimento de plataformas consolidadas de gestão aceitas por todos, entendimento da cadeia de reciclagem previamente à criação de certificações, preocupação com o trabalho infantil, falta de informação e transparência, visão clara da cadeia de valor e não apenas de cadeia de fornecimento e criação de standards claros para definição do que é “lixo” e o que pode ser reutilizado.

“Foi um momento rico de aprendizado e troca de experiências, em uma oportunidade única de mostrarmos o trabalho da ABVTEX para vários stakeholders, num fórum internacional  protagonistas do setor em todo o mundo”, afirmou Lima.

Da esquerda para a direita diplomata Augusto Castro, Edmundo Lima, Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis; e Camila Zelezoglo