Governança Corporativa

Visão Geral

A ABVTEX busca aperfeiçoar constantemente suas práticas de governança, incorporando ao seu modelo de gestão estratégica os princípios de transparência, responsabilidade corporativa e equidade.

Todas as iniciativas da ABVTEX estão respaldadas por um processo de governança com representantes das varejistas associadas que, voluntariamente, dedicam seu tempo para a entidade.

A governança da ABVTEX é exercida pelo Conselho Diretor e pela Diretoria Executiva, conforme o Estatuto Social. A presença das principais lideranças das varejistas que compõem o Conselho Diretor demonstra a relevância e representatividade da entidade.

A condução da gestão institucional e operacional da ABVTEX é de responsabilidade da Diretoria Executiva e está alinhada aos interesses dos associados, gerando valor para o segmento de moda no Brasil.

Administração

Conselho Diretor

É responsável pela definição da estratégia de longo prazo e pela escolha do Diretor Executivo, além de decidirem sobre os assuntos relevantes para a entidade.

O Conselho Diretor da ABVTEX na gestão 2023/2025 é composto por:

  • AR&CO – Rony Meisler (Titular) e Jayme Nigri (Suplente)
  • C&A – Francislei Donatti (Titular)
  • Dafiti Group – Sérgio Silvestre (Titular)
  • Grupo Malwee – Guilherme Weege (Titular) e Amilcar Nagel (Suplente)
  • GUESS – Thomaz Hering (Titular) e André Hering (Suplente)
  • Lojas Renner – Fábio Faccio (Titular) e Henry Costa (Suplente)
  • Loungerie – Eduardo Costa (Titular) e Marcelo Fuzii (Suplente)
  • Magalu – Silvia Machado (Suplente)
  • Marisa – João Nogueira Batista (Titular) e Daniel Charleaux (Suplente)
  • Pernambucanas – (Titular) e Francine Mottin (Suplente)
  • Riachuelo – André Farber (Titular) e João Braga (Suplente)

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é responsável por administrar os negócios e praticar os atos necessários à consecução do estatuto social da entidade, bem como executar as deliberações do Conselho Diretor. O Diretor Executivo é escolhido pelo Conselho Diretor e têm mandato com prazo indeterminado.

Diretor Executivo: Edmundo Lima

A Equipe ABVTEX é formada por:

  • Gerente do Programa ABVTEX: Angela Bozzon
  • Gerente Operacional da ABVTEX: Débora Anfimof Sergio

Governança

Estatuto Social

O Estatuto da ABVTEX rege e estabelece a constituição, características, categorias de associados e modo de funcionamento da entidade, incluindo as alçadas e as atribuições de cada agente de governança.

Contribui para dar transparência ao sistema de governança da associação e para fomentar a confiança nas relações com todas as partes interessadas relevantes.

Acesse o Estatuto:

Confira o arquivo em PDF

Código de Conduta da ABVTEX

O Código de Conduta da ABVTEX tem por objetivo promover princípios éticos e refletir a identidade e a cultura da associação, fundamentado em responsabilidade, respeito, ética e questões de ordem social e ambiental.

O Conselho Diretor da ABVTEX é o guardião dos princípios e valores da entidade. Entre suas responsabilidades está disseminar e monitorar, com apoio da diretoria, a incorporação de padrões de conduta em todas as relações com stakeholders.

Acesse o Código de Conduta ABVTEX:

Confira o arquivo em PDF

Manual Anticorrupção

A ABVTEX desenvolveu esse documento com linguagem clara e objetiva para combater atos de corrupção, sendo que ele é reforçado pelas diretrizes da Política de Relacionamento com Agentes Públicos e pelo Código de Conduta.

Acesse o Manual:

Confira o arquivo em PDF

Políticas e Regimentos

Como iniciativas de prevenção de riscos de Compliance, as políticas são importantes normativos da entidade para dar orientações das melhores práticas. Elas respeitam as legislações locais existentes.

Veja as principais políticas e regimentos: