Notícias

Despoluição de rios é tema em encontro na FIESP

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 14 de agosto de 2019

O Cosema teve palestras de Benedito Braga, presidente da Sabesp e de Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB.

A reunião de 23 de julho foi presidida por Eduardo San Martin, presidente do Cosema, e contou com a participação de Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. O fórum reúne especialistas para debater temas ambientais e o estabelecer diretrizes e propostas para o aprimoramento das instituições e políticas ambientais.

Na oportunidade, Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Benedito Braga, presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) foram convidados para falar do projeto Novo Rio Pinheiros durante a reunião do Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Para alcançar o compromisso da limpeza do rio até 2022, é preciso esforço conjunto de diversas instituições.

A mais nova etapa do projeto Novo Rio Pinheiros, anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, em 12/07, irá desassorear e desaterrar 1,2 milhão de metros cúbicos de detritos, no período de um ano, com investimentos que somam quase R$ 70 milhões. A ideia do projeto é impedir que esgoto e lixo cheguem ao rio, interrompendo esse fluxo já nos afluentes.  E assim, fazer com que haja oxigênio suficiente para que o rio possa ser explorado para turismo e transporte.

O papel da CETESB envolve o licenciamento e a fiscalização, já realizados há bastante tempo. O trabalho será intensificado nos pontos de monitoramento no rio Pinheiros e nos principais afluentes para verificar os sedimentos e a qualidade da água. “Os dados coletados mostram a evolução do rio, por isso são fundamentais para o projeto. Esses resultados são importantes por refletir se as ações estão de acordo com o planejado, além de orientar quanto aos próximos passos”, explica Patrícia Iglecias.

No projeto, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tem a tarefa de intensificar e acelerar as operações de coleta desses esgotos e tratamento diretamente nos córregos, aumentando a rede disponível. “Para isso, vamos eliminar lançamentos, aumentar o índice de coleta e ter ações socioambientais. Com essas ações, temos a expectativa de gerar 3,7 mil empregos diretos e indiretos”, concluiu Benedito Braga.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.