Notícias

Seminário “Papel do setor financeiro no combate ao trabalho escravo e ao tráfico de seres humanos”

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 10 de abril de 2019

Organizado pelo Ministério Público do Trabalho e pela Repórter Brasil, em 15 de março, o evento debateu como instituições financeiras e investidores podem combater esses crimes.

A abertura foi realizada por Ronaldo Fleury, procurador-geral do Trabalho (MPT), à esquerda, e James Cockayne, diretor do Centro para Pesquisa de Políticas da Universidade das Nações Unidas e secretário da Liechtenstein Initiative para o Setor Financeiro, à direita.

 

 

 

 

Da esquerda: Caio Magri (Instituto Ethos), Denise Hills (presidente da Rede Brasil do Pacto Global), Flávia Scabin (FGV/SP), e Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil)

O setor financeiro tem desempenhado um papel fundamental no combate ao trabalho escravo contemporâneo e ao tráfico de pessoas no Brasil desde que o governo federal passou a disponibilizar informação qualificada sobre o problema, tornando possível o gerenciamento de risco junto a clientes e parceiros. Isso contribuiu para a implementação de políticas de compliance e due diligence e, consequentemente, na melhoria das condições de trabalho.

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, esteve presente no seminário que reuniu representantes dos setores bancário e financeiro, de empresas e órgãos do poder público que atuam na regulação do setor financeiro e no combate ao trabalho análogo ao escravo, da sociedade civil, além de representantes das Nações Unidas. A discussão foi de como está o combate ao trabalho análogo ao escravo no Brasil e no mundo, e quais são os desafios e perspectivas para o desenvolvimento de políticas corporativas e marcos regulatórios nesse sentido.

Conheça as principais discussões dos três painéis do evento:

Painel 1 – Apesar de políticas públicas e corporativas criadas, a erradicação do trabalho escravo até 2030 será difícil

O cumprimento da meta da Agenda 2030 da ONU exigirá maior mapeamento das cadeias produtivas, mais ação das empresas e governos do que aquilo que vem sendo implementado até aqui.

Painel 2 – Setor financeiro no Brasil e no mundo ainda tem muito a evoluir no combate ao trabalho escravo

O discurso do setor de preocupação com as questões sociais não se traduziu totalmente na prática, dizem especialistas.

Painel 3 – Iniciativas e acordos globais têm contribuído para a discussão sobre a responsabilidade solidária do setor financeiro no combate à escravidão

Há uma tendência no Judiciário no país e no mundo de discutir a contabilização social e ambiental e discutir a participação das cadeias de valor.

 

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.