Imprensa

ABVTEX participa do lançamento da primeira edição do Índice de Transparência da Moda Brasil

Foi lançado, hoje (11), em São Paulo, o relatório “Índice de Transparência da Moda Brasil”, uma realização conjunta das equipes brasileira e global do Movimento Fashion Revolution, para analisar em que medida 20 grandes marcas e varejistas de moda estão comunicando ao público sobre suas cadeias produtivas – e incentivar uma maior prestação de contas em relação aos impactos socioambientais do setor.

Com o apoio Institucional da ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil, a publicação teve a implementação e desenvolvimento de pesquisa realizados pela equipe do Fashion Revolution Brasil, em parceria técnica com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces), e teve como base as informações disponibilizadas em canais como sites e relatórios de responsabilidade social corporativa, ou de sustentabilidade; e no questionário com quase 200 perguntas, enviado aos representantes das marcas, com o objetivo de estimular um processo participativo.

O diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, Edmundo Lima, participou da mesa-redonda no lançamento. Ele afirmou que “a ABVTEX busca promover a transparência entre a cadeia de valor da moda, pois a entidade e suas associadas querem jogar luz às questões que precisam ser mais aprofundadas em debates das organizações e da sociedade em geral sobre responsabilidade social e o papel de cada um. Quanto mais força tiver o movimento de transparência, maior será a onda positiva capaz de motivar a adesão de uma parcela do mercado em prol da moda sustentável, mais justa e responsável”.

Foi avaliada a disponibilidade de informações oferecidas pelas empresas em cinco categorias: “Políticas e Compromissos”, “Governança”, “Rastreabilidade”, “Conhecer, Comunicar e Resolver” e “Tópicos em Destaque”.

“A intenção é que o Índice se torne uma ferramenta útil para todos, despertando um olhar crítico sobre a transparência atual e a evolução das marcas ao longo do tempo. “Queremos enfatizar que o leitor use as descobertas do Índice para refletir sobre as tendências gerais de transparência e os padrões de divulgação de informações, em vez de se concentrar em qual marca pontuou mais do que a outra”, explica Eloisa Artuso, gestora do projeto e diretora educacional do Fashion Revolution Brasil.

Aron Belinky, coordenador da equipe de pesquisas da FGVces que atuou no projeto, ressaltou o potencial do relatório como catalisador de mudanças: “Esperamos que a primeira edição do ITM Brasil encoraje as empresas locais a comunicar a forma como gerenciam os seus negócios e os impactos de suas operações, e também a abrir o diálogo com seus públicos de interesse. Que iniciativas como essa sirvam de modelo e inspiração a outros setores da economia brasileira, com desafios tão abrangentes quanto os da indústria da moda.”

Baixe o relatório em: https://www.fashionrevolution.org/about/transparency/

Informações à imprensa sobre a ABVTEX: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3017

Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.