Notícias

Moda íntima deverá crescer 10% no Dia dos Namorados e revela tendências no varejo de moda

Categoria: Notícias da ABVTEX | 06 de junho de 2025

Projeções indicam crescimento de 10% na receita e de 4% no volume de peças vendidas em junho

Foto: Freepik

O Dia dos Namorados, tradicionalmente uma das datas mais relevantes para o varejo de moda, deve injetar novo fôlego no setor em junho. A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa as principais redes varejistas nacionais de moda, observa que a data não apenas aquece o comércio, mas também evidencia o dinamismo e as transformações do setor.

Estimativas do IEMI – Inteligência de Mercado indicam que as vendas de moda íntima devem alcançar R$ 1,5 bilhão neste mês, com alta de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Em volume, a projeção é de 62,3 milhões de peças comercializadas — um crescimento de 4%.

O aquecimento das vendas também é impulsionado por uma maior valorização do bem-estar e do autocuidado, que tem levado consumidores a investirem mais em conforto, qualidade e estilo, especialmente em categorias voltadas ao uso pessoal, como a moda íntima.

Dados consolidados do IEMI mostram que, em 2024, o consumo aparente de roupas íntimas e de dormir no Brasil cresceu 10,6% em volume e 9,1% em valor, refletindo o potencial do segmento no varejo de moda

Entre os destaques deste ano estão os kits presenteáveis e peças com design diferenciado, que vêm ganhando preferência entre os consumidores. As varejistas associadas à ABVTEX também observam desempenho positivo nos canais digitais, indicando que o e-commerce se consolida na estratégia para fortalecer as vendas em datas comemorativas.

A ABVTEX reforça a importância do engajamento do consumidor com marcas que adotam práticas responsáveis e sustentáveis ao longo de suas cadeias de fornecimento. “O Dia dos Namorados é mais uma oportunidade para que os consumidores valorizem marcas comprometidas com a sustentabilidade e uma origem responsável de produto”, destaca Lima.

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX Foto: Divulgação

 A entidade também chama atenção para a necessidade de que o Governo garanta igualdade de condições tributárias e regulatórias entre o varejo brasileiro e plataformas internacionais de comércio eletrônico, para o desenvolvimento do setor, geração de emprego e renda no país.

O desempenho da data também é visto como um indicativo relevante para o segundo semestre. “Estamos atentos ao comportamento do consumidor neste momento, pois ele pode sinalizar tendências para outras datas relevantes do varejo, como o Dia dos Pais, a Black Friday e o Natal”, complementa Lima.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.

Informações à Imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 99476-4664 Marcela Tavares – marcelat@adsbrasil.com.br – (11) 98642-8487

Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br – (61) 98187-1327 Nicole Meier – nicolem@adsbrasil.com.br – (11) 94875-3317

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.