Imprensa

Dia das Mães deve impulsionar varejo têxtil, mas cenário econômico e clima desafiam desempenho do setor

Mesmo com expectativas positivas, setor da moda enfrenta desafios com a desaceleração econômica, crédito restrito e impactos das mudanças climáticas na produção

Mesmo com expectativas positivas, setor da moda enfrenta desafios com a desaceleração econômica, crédito restrito e impactos das mudanças climáticas na produção

Foto: Freepik

O varejo têxtil brasileiro já se prepara para uma das datas mais importantes do calendário comercial: o Dia das Mães. Consolidada como uma das comemorações de maior resultado do ano, a expectativa do setor é positiva. As vendas no comércio voltadas ao Dia das Mães subiram 6,8% em 2024 em comparação com 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado. Mas, para 2025, desafios como a inflação de alimentos, a alta da taxa de juros e sinais de desaceleração econômica podem impactar o desempenho das vendas.

Segundo Edmundo Lima, diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa as principais redes varejistas de moda do país, o Dia das Mães historicamente impulsiona o setor. “Trata-se da segunda data mais relevante para o varejo de moda, atrás apenas do Natal. No entanto, o cenário atual exige estratégias assertivas para atrair o consumidor e garantir bons resultados”, avalia.

 

Um dos fatores que pode afetar o desempenho das vendas é a sazonalidade do clima. As mudanças climáticas têm tornado cada vez mais desafiadora a previsibilidade das estações do ano, especialmente o inverno, impactando diretamente a cadeia produtiva da moda. Oscilações atípicas de temperatura e eventos ambientais extremos dificultam o planejamento das coleções sazonais, levando as varejistas a adotarem estratégias mais flexíveis na produção e na gestão de estoques.

“A antecipação das tendências sempre foi um fator-chave no setor, mas a imprevisibilidade climática obriga as marcas a repensarem seus ciclos de produção para evitar estoques excessivos ou falta de produtos adequados às condições do tempo”, observa Lima.

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX Foto: Divulgação

Além disso, o cenário macroeconômico de 2025 adiciona desafios ao setor. A taxa de juros elevada de 14,25% ao ano restringe o acesso ao crédito, especialmente para consumidores de média e baixa renda, que representam uma parcela significativa da demanda no varejo de moda. “O consumo das famílias está mais pressionado devido a alta da inflação, ao custo do crédito e ao endividamento ainda elevado. O setor precisa investir em produtos que apresentem um ótimo custo/benefício, melhorar o atendimento no ponto de venda, ações promocionais e alternativas de pagamento para manter o fluxo de vendas”, destaca o diretor da ABVTEX.

Outro fator que preocupa o setor é a desaceleração da economia, refletida em um crescimento mais modesto do PIB e menor confiança do consumidor. Dados recentes apontam uma retração no ritmo de expansão do varejo, o que exige ainda mais esforço das empresas para converter intenção de compra em vendas efetivas.

“As empresas estão cada vez mais focadas em proporcionar experiências diferenciadas e ofertas atrativas para fidelizar os clientes. A integração entre lojas físicas e digitais, facilitando a experiência de compra e trazendo conveniência, aliada a condições especiais de pagamento, será fundamental para impulsionar as vendas neste Dia das Mães”, conclui Lima. Apesar dos desafios, o setor mantém otimismo e aposta no apelo emocional da data para movimentar o varejo.

Sobre a ABVTEX 

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.

Informações à Imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 99476-4664 Marcela Tavares – marcelat@adsbrasil.com.br – (11) 98642-8487

Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br – (61) 98187-1327 Nicole Meier – nicolem@adsbrasil.com.br – (11) 94875-3317

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.