Notícias

ABVTEX lança versão 5.02 do Regulamento do Programa ABVTEX

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 14 de março de 2025

A Associação atualizou o protocolo (Regulamento, Checklist e Manual de Auditoria) do Programa ABVTEX na versão 5.02, com o objetivo de ampliar a clareza das regras, alinhamento com a legislação vigente e boas práticas do setor, reforçam a governança, garantem maior conformidade e responsabilidade na cadeia de fornecimento.

A nova versão ajusta os prazos para análise de defesas, reorganiza etapas do processo e aprimora a interação entre a ABVTEX, Organismos de Auditoria e o Comitê de Arbitragem, fortalecendo a governança e a transparência do Programa. Entre as novidades, destacam-se:

Confira as principais atualizações na Versão 5.02: 

  • Capítulo 7 – Recursos para Fornecedores e Subcontratados

Agora está mais claro que a ABVTEX só modificará a situação de um fornecedor ou subcontratado para “em julgamento” caso o pedido de defesa seja deferido. Esse ajuste reforça a necessidade de documentação adequada e avaliação criteriosa.

  • Item 7.5 Penalizações – Penalidade nº 7

Uma inclusão de texto esclarece que a restrição – que proíbe o uso de subcontratados ou prestadores de serviço não aprovados pelo Programa ABVTEX e não declarados na lista de subcontratados da empresa – se aplica também a profissionais autônomos ou a qualquer outro tipo de prestador de serviço, garantindo que todos os envolvidos no processo produtivo ou logístico estejam sujeitos às exigências e à aprovação do Programa ABVTEX, independentemente de sua forma de vínculo com a empresa.

  • Anexo 5 – Atualização do Selo ABVTEX

O Selo passa a incluir a denominação “Empresa Aprovada”, reforçando a transparência e a confiança no Selo ABVTEX.

  • Anexo 6 – Melhorias no procedimento para defesa de Fornecedores e Subcontratados

As principais mudanças detalham os prazos, formatos e etapas para análise, complementação de informações e tomada de decisão, garantindo um fluxo claro e justo para todas as partes envolvidas.

  • Requisito 2.9.7 – Exige a comprovação de regularidade tributária

Um acréscimo de texto esclarece que, para empresas optantes do Simples Nacional, os registros do eSocial e/ou dos 12 últimos comprovantes de pagamento das guias DAS são aceitos como comprovantes de regularidade, ampliando as opções de comprovação de conformidade tributária.

  • Requisito 2.9.15 – Obrigação legal de assistência às crianças ou reembolso-creche (Lei 14.457/2022)

A mudança no texto delimita a abrangência da nova legislação ao reembolso creche, sem levar em consideração os outros temas contidos nela. Ele estabelece que empresas com 30 ou mais funcionárias devem cumprir a obrigação legal de oferecer local para assistência às crianças durante a amamentação ou implementar o reembolso-creche do Programa Emprega + Mulheres, incluindo a possibilidade de manter creches distritais desde que beneficiem efetivamente seus funcionários.

  • Requisito 3.1.8 – Ocupação individual e uso exclusivo industrial de edifício

A alteração no texto destaca que o edifício deve ser de ocupação individual e exclusivamente destinado ao uso industrial, sem compartilhamento com residências ou com outros inquilinos que não sejam funcionários ou proprietários.

A ABVTEX recomenda a todos os varejistas e fornecedores a se familiarizarem com as novas diretrizes. Para mais detalhes sobre as atualizações, acesse o Regulamento Geral aqui.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.