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Moda ética e responsável: Setor une forças no combate ao trabalho análogo ao de escravo

ABVTEX lidera iniciativas para garantir condições de trabalho dignas e éticas em uma indústria marcada por desafios

ABVTEX lidera iniciativas para garantir condições de trabalho dignas e éticas em uma indústria marcada por desafios

No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, 28 de janeiro, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa o varejo de moda nacional destaca os avanços alcançados em sua luta por uma cadeia produtiva ética e responsável. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que, em 2023, 3.190 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão, de diversos setores, sendo a maioria de áreas rurais e atividades agrárias. Os números evidenciam a importância de iniciativas que promovam o respeito aos direitos humanos e garantam dignidade no trabalho.

No segmento de moda, por meio do Programa ABVTEX, a Associação vem liderando o combate às irregularidades trabalhistas, promovendo a formalização, o acompanhamento e o fortalecimento da cadeia produtiva. Desde 2010, o Programa realizou cerca de 60 mil auditorias em fornecedores, beneficiando diretamente mais de 383 mil trabalhadores, assegurando que estejam em ambientes de trabalho seguros, que respeitam suas condições de dignidade e direitos trabalhistas.

“Nosso compromisso é com uma cadeia produtiva ética, transparente e sustentável. Acreditamos que, com colaboração, organização e inovação, podemos continuar promovendo condições de trabalho decentes e combatendo práticas irregulares no setor têxtil e calçadista”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Em 2024, o Programa ABVTEX encerrou o ano com 3.741 empresas aprovadas e resultados expressivos em conformidade social. A iniciativa abrange 18 estados e 633 municípios, consolidando-se como um marco nacional no combate ao trabalho análogo à escravidão, de estrangeiro irregular e infantil.

O Programa ABVTEX intensifica a capacitação de fornecedores e a disseminação de aspectos legais e de boas práticas por meio de campanhas de educação e conscientização como as ‘Pílulas de ASG’, que são conteúdos educativos que abordam questões ambientais, sociais e de governança no setor de moda e visa facilitar o entendimento e a aplicação diária das práticas sustentáveis pelos fornecedores. Já a campanha ‘Eu Pratico ESG’ promove visibilidade às empresas para compartilhar experiências e destacar as melhores práticas adotadas na cadeia produtiva como forma de inspirar outras empresas do setor.

Essas ações reforçam o compromisso da ABVTEX em engajar e educar seus fornecedores, promovendo uma cadeia de valor mais ética e sustentável. “Avançamos para assegurar que as práticas atendam não apenas à legislação, mas também às expectativas dos trabalhadores e de consumidores conscientes”, completa Lima.

A ABVTEX ainda participa e colabora ativamente com as comissões governamentais em âmbito nacional, estadual e municipal para Erradicação do Trabalho Análogo ao Escravo (Conatrae, Coetrae/SP e Comtrae/SP) para discutir estratégias e políticas públicas para a eliminação deste problema. Um exemplo, é a participação na construção do Plano Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, promovendo a articulação entre o setor privado e o governo.

Sobre a ABVTEX 

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.

Informações à Imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 99476-4664
Marcela Tavares – marcelat@adsbrasil.com.br – (11) 98642-8487
Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br – (61) 98187-1327

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