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Expectativas de vendas de final de ano: Varejo têxtil antecipando crescimento sustentável em 2024

Com a recuperação econômica e o pagamento do 13º salário, setor projeta aumento nas vendas durante as festas de Natal e Ano Novo O final de ano é um período […]

Com a recuperação econômica e o pagamento do 13º salário, setor projeta aumento nas vendas durante as festas de Natal e Ano Novo

O final de ano é um período estratégico e promissor para o varejo de moda brasileiro, com a população buscando presentes e roupas para as festas de Natal e Ano Novo. A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) considera um crescimento nas vendas de roupas, calçados e acessórios de moda durante a temporada natalina. O segmento deve movimentar R$ 20,07 bilhões no período, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“As expectativas são otimistas, com projeções de aumento nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Fatores como menor taxa de desemprego da população brasileira e avanços dos rendimentos contribuem para o maior consumo nessas datas festivas”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

O otimismo do setor é impulsionado por um mercado de trabalho dinâmico, que apresenta uma taxa de desocupação de apenas 6,4% e um aumento real de 7,9% na massa de rendimentos em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, segundo dados do IBGE.

Outro ponto positivo é a crescente valorização da moda sustentável. Segundo Lima, os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre suas escolhas de compra, priorizando marcas que adotam práticas responsáveis, transparentes e éticas na produção. Essa tendência tem incentivado o setor a investir em inovações e a promover produtos que atendam a essas novas demandas.

“Acreditamos que, com a combinação da confiança do consumidor e a inovação nas estratégias de venda, o varejo têxtil representado pela ABVTEX está preparado para um final de ano promissor. Observamos um alinhamento entre as expectativas de consumo e as ofertas do mercado, o que deve resultar em um aumento significativo nas vendas”, conclui.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes. 

Informações à Imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 99476-4664

Marcela Tavares – marcelat@adsbrasil.com.br – (11) 98642-8487

Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br – (61) 98187-1327

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