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Dia Nacional do Combate à Pirataria: Vestuário sofre R$ 84 bilhões em prejuízos no Brasil

Setor enfrenta aumento alarmante de produtos falsificados que afeta arrecadação e emprego; ABVTEX pleiteia por ações efetivas para proteção da indústria e varejo têxtil  O Dia Nacional do Combate à […]

Setor enfrenta aumento alarmante de produtos falsificados que afeta arrecadação e emprego; ABVTEX pleiteia por ações efetivas para proteção da indústria e varejo têxtil 

O Dia Nacional do Combate à Pirataria é celebrado em 3 de dezembro e busca chamar atenção para o grave cenário de falsificações e réplicas que o mercado brasileiro enfrenta. De acordo com o Fórum Nacional de Combate à Pirataria (FNCP), a participação do mercado ilegal no Brasil vem crescendo a cada ano. Nos últimos dez anos, as perdas de 15 setores aumentaram mais de 400%, pulando de R$ 100 bilhões para R$ 441 bilhões.

Os dados do FNCP reportam que o setor de vestuário foi o mais afetado no país, contabilizando perdas de R$ 84 bilhões, em 2023. A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) ressalta a gravidade dos impactos da pirataria e falsificação no segmento. Os dados indicam a urgência da situação, evidenciando os prejuízos econômicos gerados pelo não cumprimento das normas em vigor na legislação brasileira.

“Esses números não podem ser ignorados. O impacto da pirataria vai além das perdas financeiras; ele afeta toda a cadeia produtiva, gera desemprego, reduz a arrecadação de tributos e compromete a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor. Precisamos de uma mobilização conjunta entre o governo e o setor para que a legislação em vigor seja cumprida e para que controles mais rígidos sejam implementados”, comenta Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Segundo Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) e do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), o valor de R$ 441 bilhões é maior. “Tendo em vista que dos 50 setores mapeados pelo Fórum que sofrem com o mercado ilegal, só 15 reportaram suas perdas. Somando os serviços que também sofrem com desvios ilegais, energia elétrica, água, telefonia, podemos afirmar que as perdas ultrapassam R$ 500 bilhões”, aponta.

(Obs : Dados fornecidos pelos respectivos setores, diretamente ao FNCP)

Além dos impactos econômicos, a pirataria também coloca em risco a saúde e a segurança dos consumidores, uma vez que produtos falsificados podem não atender a normas de qualidade e segurança estabelecidas pela legislação brasileira, como regulamentação para etiquetas, descrição da origem do produto e inclusão da composição têxtil no produto.

“Além de prejudicar as empresas que atuam na economia legal, os consumidores são igualmente prejudicados por produtos de baixa qualidade e que, por não respeitarem normas e regulamentos técnicos, afetam a saúde e segurança. Não bastassem esses danos para toda a sociedade, é certo que as organizações criminosas e milícias cada vez mais ocupam o espaço da ilegalidade, ofertando produtos com preços mais baixos por não pagarem impostos, ganhando competitividade e se financiando com os bilhões gerados pelo mercado ilegal”, complementa Vismona.

A ABVTEX defende que haja uma fiscalização rigorosa por parte dos órgãos competentes, como Inmetro, Anvisa e Anatel, para assegurar que todos os produtos disponibilizados no mercado brasileiro atendam aos mesmos padrões, conforme o que é exigido por lei. “Acreditamos que a promoção da isonomia regulatória é um passo importante para proteger os direitos dos consumidores, indústria e comércio nacional”, reforça Lima.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.

Informações à Imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 99476-4664 Marcela Tavares – marcelat@adsbrasil.com.br – (11) 98642-8487

Tatyane Mendes – tatyanem@adsbrasil.com.br.br – (61) 98187-1327 Nicole Meier – nicolem@adsbrsil.com.br – (11) 94875-3317

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