Notícias

Conquistas no Projeto de Isonomia Tributária

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 13 de junho de 2024

Esforço conjunto da ABVTEX com demais entidades da indústria e do varejo resulta na aprovação pela Câmara e Senado do Projeto de Lei 914/24, que prevê o fim da isenção de imposto para plataformas de e-commerce internacionais.  

A ABVTEX defende a igualdade de condições com as plataformas internacionais desde 2021 e, a partir de  agosto do ano passado,  juntamente com entidades da indústria e do varejo tem se mobilizado para  o fim da isenção de imposto de importação no envio de encomendas de até US$ 50 feitas por meio de plataformas de e-commerce internacionais. A proposta atende aos apelos de todo o setor varejista e produtivo brasileiro, que enfrenta um cenário de total desequilíbrio entre os impostos cobrados.

Parte dos esforços em prol da isonomia tributária envolveu a intensificação da comunicação com parlamentares, representantes do Executivo, do Judiciário e a mídia nacional, com objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a questão e conquistar espaços editoriais significativos e com condições de influenciar os tomadores de decisão. Entre os dias 14 e 27 de maio, entidades setoriais, centrais sindicais e trabalhadores da indústria e do comércio brasileiros divulgaram um manifesto e realizaram uma coletiva para divulgação da pauta em âmbito nacional.

A medida teve resultados importantes para a causa. A coletiva de imprensa contou com a presença de 10 jornalistas de nove veículos, sendo eles CNN, Jovem Pan News, Valor Econômico, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, AE Broadcast, Metrópoles, Poder 360 e Infomoney. Em 13 dias, 14 porta-vozes concederam 31 entrevistas, o que fez com que todos os veículos da grande imprensa debatessem o fim da isenção da taxação às importações de até 50 dólares pelas plataformas internacionais.

No total, foram 36 matérias e notas publicadas, com um alcance potencial estimado em mais de 33,4 milhões de pessoas.  Ainda tivemos 26 vídeos gravados com empresários, presidentes de entidades, associações e federações pedindo SIM para votação à PL 914/24. O movimento orgânico de trabalhadores impactados também gerou 51 depoimentos em vídeo, que viralizaram nas redes, em especial no WhatsApp.

O debate público gerado pelos esforços coletivos levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a se posicionar sobre o tema e declarar a tendência de vetar o fim da isenção. A movimentação favorece o pleito do setor varejista e contribui para um debate em que o fim da concorrência desleal na cobrança de imposto seja uma realidade cada vez mais próxima.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.