Notícias

Cenário econômico atual e panorama da indústria têxtil de confecção são temas do Commoda da FIESP

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 14 de dezembro de 2022

O Comitê da Cadeia Produtiva da Moda (Commoda) se reuniu no dia 18/11 para debater o cenário econômico atual, além do panorama da indústria têxtil de confecção e suas perspectivas a curto e médio prazos.

O economista-chefe do Departamento de Economia da Fiesp, Igor Rocha, avaliou a economia global, a economia nacional e as expectativas diante de um período desafiador como será o ano de 2023. Para ele, o quadro é complexo, em função da guerra entre Rússia e Ucrânia que se arrasta e o inverno na Europa, com reflexos inevitáveis no âmbito doméstico e do ponto de vista de operação das empresas.

Ao tratar do cenário da indústria têxtil de confecção e as perspectivas de curto e médio prazos, Fernando Valente Pimentel, presidente da Abit, abordou a perda da competitividade sistêmica nacional e da setorial. Para ele, é preciso dar atenção à microeconomia doméstica que gera reflexos em custos, além da insegurança jurídica existente com normas excessivas.

Pimentel frisou ainda a questão da informalidade a ser enfrentada e que deve constituir um dos itens do tripé a compor a agenda microeconômica setorial. Os outros dois pilares se referem à sustentabilidade e ao trabalho a ser feito com as autoridades estaduais, municipais e federais.

Foto: Ayrton Vignola / Fiesp

Com informações de Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.