Notícias

Comtêxtil da Fiesp aborda a sustentabilidade no varejo

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 29 de janeiro de 2018

A convidada Marcia Costa, vice-presidente de Gente & Gestão da C&A, apresentou case sobre sustentabilidade na última reunião de 2017 do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecções e Vestuário (Comtextil), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Durante a palestra “Sustentabilidade na C&A – Como fazer da moda uma força para o bem”, no dia 5 de dezembro, Márcia, ao contar a história da companhia, afirmou que a C&A acredita na moda circular. “Nossa visão é de uma economia circular restauradora, em que nada é desperdiçado, desde a criação ao descarte das roupas. Desde 2016, quando a empresa passou a integrar a Ellen MacArthur Foundation, buscamos inserir este conceito em nossos negócios”.

O primeiro produto pensado foi uma camiseta desenhada para ser reciclada. Em 2017 a C&A se tornou a primeira marca parceira da Fashion for Good Initiative, uma parceria global que reúne produtores de vestuário, varejistas, organizações sem fins lucrativos, inovadores e financiadores em torno de uma ambição compartilhada. “Por meio dessa parceria esperamos conectar nossa rede de fornecimento e incentivar nossos fornecedores a adotar as inovações propostas.”

O centro de inovação da Fashion for Good, em Amsterdã, focará na incubação e aceleração de tecnologias que apoiam a circularidade na indústria do vestuário. Trabalhando em um modelo de código aberto e fomentando a colaboração da indústria, e estimulará as tecnologias necessárias para começar a criar fluxos inesgotáveis de fibras e roupas.

As camisetas foram lançadas no Brasil em setembro de 2017. As peças receberam a certificação nível Gold da Cradle to Cradle™. Além disso, todas as etapas do processo produtivo tiveram reuso de água e utilizaram energia renovável. O algodão utilizado na camiseta é orgânico, certificado na origem, e é cultivado na Índia, um dos maiores produtores de algodão orgânico do mundo. “Além do algodão, a camiseta foi produzida com materiais e produtos químicos seguros e são produzidas de forma social e ambientalmente responsável. Até mesmo a costura é feita de algodão orgânico certificado na origem e o tingimento é 100% atóxico, o que permite que a camiseta seja totalmente compostável. A compostagem pode reduzir o volume de resíduos orgânicos de maneira significativa”, explicou.

A C&A foi reconhecida pelo 4º ano consecutivo como a maior compradora de algodão orgânico do mundo. A marca possui a meta de que 100% do algodão utilizado pela empresa seja mais sustentável até 2020.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.