Notícias

Reuniões da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 23 de novembro de 2017

Na reunião ordinária, em 31 de outubro, além dos integrantes da Secretaria Nacional da Cidadania, estiveram presentes diversos representantes do poder público e sociedade civil para debater questões ligadas à erradicação do trabalho análogo ao escravo no Brasil.

A reunião teve como tema central os atos do Ministro do Trabalho e a Portaria Nº 1.129/17, que conceitua trabalho escravo e estabelece novo procedimento para fiscalização do trabalho, com manifestações contrárias à nova Portaria, com alegação de ilegalidade, e sobre o esvaziamento das políticas de combate ao trabalho análogo ao escravo.

No dia 01 de novembro, a reunião extraordinária discutiu a conceituação de trabalho análogo ao escravo e a necessidade de maior clareza dos elementos subjetivos da definição, como jornada exaustiva e condições degradantes.

Na oportunidade, os participantes assistiram as apresentações das seguintes entidades: ABVTEX; ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras); CNI (Confederação Nacional da Indústria)/CNA (Confederação Nacional da Agricultura); InPACTO (Instituto Pacto Nacional Contra o Trabalho Escravo); e MT (Ministério do Trabalho). A maioria destas entidades reforçou a necessidade de maior clareza dos conceitos e termos.

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, realizou a exposição institucional da entidade e do Programa ABVTEX como boa prática e esforço do setor para coibir o trabalho análogo ao escravo, infantil e de imigrantes ilegais na cadeia produtiva de moda. Os presentes mostraram-se bem impressionados com as ações da entidade e os resultados obtidos com o Programa. “A entidade e os associados repudiam veementemente qualquer forma de precarização do trabalho. Precisamos ter clareza nas questões de jornada exaustiva e condições degradantes”, afirmou Lima.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.