Notícias

Vendas no varejo mantém resultados positivos em setembro

Categoria: Notícias do Setor | 06 de novembro de 2017

(Foto: Divulgação)

Setembro foi o quinto mês consecutivo de resultados positivos nas vendas totais, excluindo os setores de automóveis e materiais de construção, de acordo com o Indicador de Varejo da Mastercard, SpendingPulse. Durante o período, as vendas tiveram alta de 3,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A média de crescimento dos últimos três meses foi de 3,2%, acima do segundo trimestre do ano, que expandiu 1,1%.
Setores como supermercados, material de construção, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos mantiveram crescimento acima do indicador de vendas totais. Por outro lado, os setores de artigos de uso pessoal e doméstico, vestuários e combustíveis tiveram desempenho abaixo.

Por sua vez, o e-commerce manteve o crescimento robusto de dois dígitos, chegando a 17,9% em setembro. Os setores de móveis e vestuários tiveram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de hobby & livraria, eletrônicos e artigos farmacêuticos permaneceram abaixo do crescimento do canal.

Desempenho nas regiões brasileiras em setembro de 2017: A região Norte (4,7%), Sul (4,5%) e Sudeste (3,4%) mantiveram o desempenho acima da média, enquanto Nordeste (3,0%) e Centro‑Oeste (0,8%) continuam abaixo do registrado pelo varejo na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Neste mês, pudemos perceber que a perspectiva de queda da taxa de desemprego e ligeira melhora no crescimento da massa salarial, com um gradativo aumento na concessão de crédito, impactou positivamente o resultado das vendas do varejo. Por mais que haja algumas incertezas do ambiente econômico atual, ainda mantemos a perspectiva de melhora gradativa no comércio varejista nos próximos meses”, avalia César Fukushima, Economista-Chefe da Mastercard Advisors no Brasil.

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.