Notícias

Roupas anticoronavírus chegam ao varejo

Categoria: Notícias da ABVTEX | 07 de julho de 2020

A expectativa do setor têxtil é ampliar a oferta desses produtos ainda em julho. No Brasil, a tecnologia foi desenvolvida em uma parceria de pesquisadores da UFSCar e da USP. A produção brasileira do composto antiviral deixou o acesso à tecnologia mais fácil e barato.

Roupas anticoronavírus prometem eliminar o SARS-CoV-2 em até dois minutos. Foto: Pixabay

POR VICTORIA ABEL

As roupas com tecido anticoronavírus já são uma realidade. Grandes marcas compraram a ideia, e a presença de produtos no varejo com essa inovação deve ser ampliada.

No Brasil, essa tecnologia foi desenvolvida e é comercializada pela empresa de produtos químicos Nanox, comandada por ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista.

O composto químico que anula os efeitos do vírus já é vendido para pelo menos dez confecções e fábricas de tecidos em São Paulo.

A empresa prevê dobrar o número de indústrias parceiras e já negocia com pelo menos duas grandes marcas do varejo têxtil de massa.

O diretor de tecnologia da Nanox, Gustavo Simões, explicou como funciona o produto:

“É um líquido à base de água que é misturado em um banho para o tecido. Depois, vai para uma estufa, quando o composto adere à base do tecido.”

A produção brasileira do composto antiviral deixou o acesso à tecnologia mais fácil e barato. A expectativa é de que as peças venham com preço acessível, apenas 5% mais caras do que as comuns.

O mercado espera, entre o fim de julho e agosto, a ampliação da oferta de roupas anticoronavírus no varejo.

A presença desta tecnologia pode se igualar à oferta hoje comum de roupas de ginástica anti odor.

O diretor-executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, Edmundo Lima, espera que as novas coleções de grandes marcas já venham com essa opção de tecnologia:

“Na realidade a reação é muito rápida. Esses produtos começam naturalmente a chegar ao varejo e mais empresas vão, paulatinamente, criando linhas de produtos antivirais. Máscaras, camisetas, temos a informação de que já está sendo usada a tecnologia em jeans.”

Teve empresa que saiu na frente e já está vendendo peças com a tecnologia bloqueadora de Covid-19.

A Malwee criou uma linha de camisetas e máscaras para adultos e crianças com a proteção e as peças estão disponíveis no comércio online. A tecnologia foi comprada de uma indústria da Suíça, que desenvolvia o tecido antiviral antes do Brasil.

O gerente industrial da empresa, Luiz Thiago Freitas, afirmou que a escolha foi aplicar o antiviral primeiro nas peças de roupas mais populares da marca, mas destacou que o uso da tecnologia vai ser ampliado para outras linhas.

“Obrigatoriamente, é necessário eu mandar as peças para o laboratório para ser feito o laudo, comprovando a aplicação. Quando eu mudo a estrutura da malha, ou do tecido, eu tenho que atestar outra vez, para ter a garantia da performance”, disse.

O tecido à prova de coronavírus é formado por nanopartículas de prata e sílica e eliminam em até dois minutos o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. A durabilidade é de até 30 lavagens.

O composto tem um efeito parecido com o da água oxigenada. A substância já era capaz de eliminar fungos e bactérias, quando os pesquisadores da UFSCar e da USP testaram o produto em tecidos com Covid-19 e chegaram à conclusão que ele elimina 99,9% do vírus.

 

Fonte: CBN
https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/307322/roupas-anticoronavirus-chegam-ao-varejo.htm

ABVTEX
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.