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Painel da ABVTEX e associados no Latam Retail Show

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 18 de setembro de 2017

Painel da ABVTEX e associados no Latam Retail Show

Da esquerda: Edmundo Lima, Rozalia Del Gaudio, Amélia Malheiros e Vinicios Malfatti

Com o tema “Varejo de moda: iniciativas que transformam e inspiram”, a ABVTEX promoveu em 29 de agosto uma mesa redonda sobre cases de sustentabilidade da C&A, da Fundação Hermann Hering e das Lojas Renner no Latam Retail Show, em São Paulo (SP).

“São cases que estão desenhando, hoje, o futuro da moda brasileira. E este fórum é, sem dúvida, pela sua representatividade, o ambiente perfeito para o compartilhamento das boas práticas das associadas da ABVTEX”, afirmou Edmundo Lima, diretor executivo da entidade.

Camiseta desenhada para ser reciclada

Rozalia Del Gaudio, gerente sênior de Comunicação e Sustentabilidade da C&A, apresentou o case da nova linha de camisetas sustentáveis e 100% recicláveis, produzidas com algodão mais sustentável e fabricadas com o menor impacto ambiental possível.

Lançada em agosto, essa é a primeira camiseta do mundo com a certificação nível Gold na Cradle to CradleTM. Os produtos com essa certificação são produzidos respeitando o meio ambiente. Eles são feitos de forma que evitem o desperdício excessivo, utilizando apenas químicos e tinturas seguros, com um processo de produção socialmente responsável e desenhado a pensar na sua próxima vida.

A iniciativa faz parte da estratégia global de sustentabilidade da C&A, baseada em três pilares: Produtos mais Sustentáveis, Rede de Fornecimento Sustentável e Vidas Sustentáveis. Entre os marcos da atuação da empresa nesta área estão a criação do código de conduta para fornecedores há mais de 20 anos, a assinatura do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, o apoio à criação do Programa ABVTEX e a oferta de produtos com matérias-primas mais sustentáveis.

Trama Afetiva

Amélia Malheiros, gestora de Comunicação da Fundação Hermann Hering, apresentou o projeto Trama Afetiva, que reuniu jovensdesigners tutorados por Jackson Araújo, Alexandre Herchcovitch, Marcelo Rosenbaum e Patrícia Centurion. A experiência colaborativa em upcycling gerou a coleção “casca” e foi produzida com o apoio do coletivo Cardume de Mães com sobras de jeans. O resultado é uma produção diversa e criativa com o diferencial do design: de orquidários e toalhas de mesa a aventais e até um “banco livro” feito com retalhos do tecido.

O projeto Trama Afetiva tem como objetivo promover uma experiência colaborativa de aprendizagem em upcycling com foco em design, moda e empreendedorismo nas práticas transformadoras da Economia Afetiva – um modelo de produção e consumo voltado para a geração de valor e responsabilidade socioambiental por meio da ressignificação de processos e produtos.

“Trama Afetiva nasceu dos nossos questionamentos e do mercado sobre os ciclos dos produtos de moda. Com ela, promovemos upcycling e conectamos talentos”, contou. A Cia. Hering tem uma longa atuação em sustentabilidade, iniciada com o reflorestamento feito pelos seus fundadores em Santa Catarina. A fundação investe em jovens empreendedores do setor e mantém várias ações que geram impactos positivos para a comunidade e para a companhia.

Transição para a Economia Circular

Por sua vez, Vinicios Malfatti, gerente de Sustentabilidade das Lojas Renner, abordou o projeto da marca que reaproveita sobras de tecido não utilizadas na produção de roupas. Para se ter uma ideia, as perdas de jeans chegam a 20% e as de malha, até 29%.

“Neste projeto desenvolvido com a Universidade de São Paulo e três fornecedores, reaproveitamos os fios das sobras de tecido e conseguimos produzir peças de roupas novamente, sem perder a qualidade. Até o momento, colocamos 159 toneladas de fios de volta à cadeia produtiva”, relatou. Entre diversas outras iniciativas sustentáveis, a marca mantém um projeto de recolhimento de roupas em lojas, para reutilização, assim como já faz com os artigos de perfumaria.

O projeto, que representa o esforço da Lojas Renner em fazer uma transição para a economia circular, utiliza como metodologia a abordagem produção mais limpa (P+L) para a redução dos resíduos têxteis gerados nos processos produtivos dos fornecedores de revenda da Companhia e a utilização das sobras restantes para a produção de tecidos para o desenvolvimento de novas peças. “A ambição a médio/longo prazo é fechar o ciclo por meio da reciclagem de 100% dos resíduos têxteis dos fornecedores de revenda, de forma a utilizá-los nas coleções da companhia”, afirmou.

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