Quem Somos

Sobre a ABVTEX

Sobre a Abvtex

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), fundada em 1999, é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações;imprensa; e a sociedade em geral.

Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e uso do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes de atuação.

Num ambiente desafiador, em que o empoderamento do consumidor vem transformando positivamente o mercado de moda, a ABVTEX reúne dezenas de marcas representadas por seus associados em defesa do cumprimento da legislação, da formalização e da concorrência leal.

Como elo forte da cadeia, o varejo de moda representado pela ABVTEX tem participação de cerca de 23% do varejo de vestuário brasileiro, um mercado ainda bastante pulverizado. Mantendo um canal aberto e transparente com a sociedade, a Associação tem sido protagonista de avanços significativos por meio de seus Comitês e Grupos de Trabalho. Trata-se de fóruns permanentes de discussões e tomada de ações nos campos Jurídico, de Qualidade, de Sustentabilidade, de Relacionamento com Fornecedores e Comércio Exterior.

Ao concentrar uma agenda positiva de iniciativas e melhores práticas, além de articular soluções conjuntas para problemas comuns, a ABVTEX tem protagonizado várias conquistas, entre elas as relativas ao seu Programa de auditorias na cadeia fornecedora, considerado o maior esforço setorial do varejo de moda no combate ao uso de trabalho análogo ao escravo e infantil pela cadeia de fornecimento.

Associados