Principais Atividades

Principais Atividades

A ABVTEX atua em quatro pilares principais:

Erradicação do Trabalho Análogo ao Escravo
Erradicação do Trabalho Análogo ao Escravo
Desenvolvimento da Cadeia Fornecedora
Desenvolvimento da Cadeia Fornecedora
Combate à pirataria e informalidade
Combate à informalidade
Manutenção do livre mercado
Manutenção do livre mercado

 

Principais Atividades

Por meio de um conjunto de ações institucionais, parcerias e iniciativas de impacto, a ABVTEX cumpre seu papel de fomentar os princípios de governança corporativa junto às empresas varejistas associadas e a cadeia de fornecimento do varejo de moda; promove e apoia ações de desenvolvimento à indústria; e apoia o combate à informalidade e à pirataria, que prejudicam as redes de varejo (concorrência desleal), o governo (sonegação fiscal) e os consumidores (garantia de origem, qualidade e segurança do produto).

O esforço setorial das redes varejistas para a adoção das melhores práticas por seus fornecedores encontrou na ABVTEX o elo de convergência que culminou na criação e implantação do Programa ABVTEX, em 2010. Entre as principais conquistas do Programa estão a mitigação do risco do uso do trabalho análogo ao escravo e infantil nas confecções e oficinas, a formalização, o cumprimento da legislação, o respeito às regras de segurança no trabalho, entre outros avanços, promovendo um ambiente muito mais ético e salutar nas relações entre varejistas e fornecedores e proporcionando maior segurança aos consumidores em relação à origem de fabricação dos produtos.

Parcerias com Instituto Ethos e Uniethos nas ações de responsabilidade social e governança corporativa junto às confecções de micro, pequeno e médio portes (MPMEs).  A entidade tem participado assiduamente de eventos como a Conferência Ethos para apresentação do Programa ABVTEX, levando informações relevantes aos formadores de opinião ligados à área de sustentabilidade. A parceria se amplia ao Programa Valor em Cadeia, promovido pelo Uniethos,  com o objetivo de melhorar o desempenho do negócio, o bem-estar dos funcionários e a gestão ambiental das MPMEs de confecção.

Reuniões com o Sebrae Nacional para a viabilização de programas de desenvolvimento da cadeia fornecedora de moda. A ABVTEX tem fornecido subsídios para o planejamento estratégico das unidades federativas do Sebrae com o objetivo de desenvolver ações em promoção da cadeia de fornecedores têxtil e de confecção, calçados e bijuterias.

Atuação na América Latina e Caribe por meio da participação em eventos internacionais como “Algodão – Tecendo Oportunidades para América Latina e Caribe”, realizado em dezembro de 2016, em Assunção, no Paraguai. O evento se propôs a identificar estratégias que agregam valor à cadeia do algodão para melhorar a inserção do setor algodoeiro destes países em mercados competitivos. Foi um marco relevante para a imagem e divulgação do trabalho realizado pela ABVTEX.

Ainda na área de matérias-primas, a ABVTEX esteve reunida com representantes da ABRAPA, (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) e IAS (Instituto do Algodão Social). O objetivo foi promover a identificação de oportunidades de atuação conjunta entre as entidades para promoção do algodão junto ao consumidor e avaliação para o reconhecimento mútuo entre os selos das entidades (ABVTEX e BCI/ABR) para um processo de rastreabilidade completa da cadeia de vestuário, garantindo a origem do produto ao consumidor pelo varejista.

Em relação ao apoio no combate à pirataria e informalidade, a ABVTEX tem intensificado sua participação e colaboração em ações e campanhas ligadas ao combate à pirataria, contrabando e descaminho de produtos. Juntamente com outras entidades de classe, apoia a aprovação com celeridade do Projeto de Lei 333/1999, que aumenta as penalidades para quem cometer crime contra marcas e patentes de registro, indicações geográficas e concorrência desleal.

Neste sentido, outra importante iniciativa é a parceria entre a ABVTEX e o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP-SC), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. Um Acordo de Cooperação prevê o desenvolvimento de diversas ações ao combate à pirataria, evasão fiscal e aos delitos contra a propriedade intelectual.

No âmbito acadêmico, a ABVTEX tem se aproximado de instituições de renome como a Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), onde realizou palestra sobre “Cadeias de Fornecimento no Setor da Moda”.  Ação similar foi realizada na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

 A parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para curadoria e divulgação do curso de especialização LIS – Lideranças Inovadoras para Sustentabilidade foi outra importante iniciativa da ABVTEX na área acadêmica.

Diversas iniciativas de apoio ao varejo de moda são levadas adiante por uma intensa atuação dos Comitês e Grupos de Trabalho da ABVTEX.