Notícias

Vendas no varejo mantém resultados positivos em setembro

Categoria: Notícias do Setor | 06 de novembro de 2017

(Foto: Divulgação)

Setembro foi o quinto mês consecutivo de resultados positivos nas vendas totais, excluindo os setores de automóveis e materiais de construção, de acordo com o Indicador de Varejo da Mastercard, SpendingPulse. Durante o período, as vendas tiveram alta de 3,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A média de crescimento dos últimos três meses foi de 3,2%, acima do segundo trimestre do ano, que expandiu 1,1%.
Setores como supermercados, material de construção, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos mantiveram crescimento acima do indicador de vendas totais. Por outro lado, os setores de artigos de uso pessoal e doméstico, vestuários e combustíveis tiveram desempenho abaixo.

Por sua vez, o e-commerce manteve o crescimento robusto de dois dígitos, chegando a 17,9% em setembro. Os setores de móveis e vestuários tiveram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de hobby & livraria, eletrônicos e artigos farmacêuticos permaneceram abaixo do crescimento do canal.

Desempenho nas regiões brasileiras em setembro de 2017: A região Norte (4,7%), Sul (4,5%) e Sudeste (3,4%) mantiveram o desempenho acima da média, enquanto Nordeste (3,0%) e Centro‑Oeste (0,8%) continuam abaixo do registrado pelo varejo na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Neste mês, pudemos perceber que a perspectiva de queda da taxa de desemprego e ligeira melhora no crescimento da massa salarial, com um gradativo aumento na concessão de crédito, impactou positivamente o resultado das vendas do varejo. Por mais que haja algumas incertezas do ambiente econômico atual, ainda mantemos a perspectiva de melhora gradativa no comércio varejista nos próximos meses”, avalia César Fukushima, Economista-Chefe da Mastercard Advisors no Brasil.