Notícias

Seminário Internacional de Direito da Moda

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 05 de outubro de 2017

Seminário Internacional de Direito da Moda

Mais um evento de destaque sobre a sustentabilidade  aconteceu dia 03 de outubro. Foi o II Seminário Internacional de Direito da Moda da OAB/RJ, que teve a ABVTEX como palestrante.

O diretor executivo Edmundo Lima relacionou as iniciativas da entidade e do varejo de moda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Mostrou a problemática da informalidade, ressaltando que para a sustentabilidade do setor é importante o desenvolvimento de políticas públicas eficientes no combate ao trabalho escravo/infantil, melhorias nas condições de trabalho e atenção às questões de meio ambiente.

O evento teve como premissa o Fashion Law, uma parte do Direito que se dedica ao vestuário e objetos relacionados ao universo da moda e design em toda a sua cadeia produtiva. A área cuida das questões que tangem às marcas e enfatiza a relevância de falar sobre o caminhar do mundo da moda e toda a sua confecção e indústria.

Na perspectiva  do Direito, entre outros participantes do seminário, o advogado Cassio Mosse, analisou reações e soluções para normatizar e colocar em prática a sustentabilidade e o consumo consciente para usar a indústria de moda positivamente – com normas, leis de propriedade intelectual, desafios humanos e desafios ambientais.

Ele idealizou o MORE, um portal de conteúdo de moda na perspectiva jurídica: www.morebrandsanfashion.com.