Notícias

Reunião Plenária da ABVTEX

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 14 de dezembro de 2017

Durante a reunião plenária da ABVTEX realizada em 30 de novembro, na sede da FGV Projetos, foram apresentados os resultados setoriais 2017 e projeções para 2018, bem como um balanço das principais atividades da entidade.

Logo no início do encontro, Robson Gonçalves, coordenador de projetos da FGV Projetos, apresentou o estudo “Cadeia Brasileira de Produtos Têxteis e de Vestuário – Estrutura Setorial, de Competitividade e de Comércio Exterior”. Leia a nota completa sobre esta palestra: Em 2018, o crescimento permanecerá liderado pelo consumo, mas varejistas precisam se adaptar, diz FGV

Na sequência, Marcelo Prado, diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, fez a apresentação sobre o “Mercado de Moda no Brasil: Desempenho, Desafios e Tendências”. Leia a nota completa sobre esta palestra: IEMI revela as principais mudanças no consumo de moda no País

Os estudos apresentados pela FGV Projetos e IEMI – Inteligência de Mercado contemplam um conjunto amplo de dados, que podem ser consultados na íntegra, por varejistas associados à ABVTEX, na área restrita do site: www.abvtex.org.br/estudos-de-mercado

Por sua vez, Edmundo Lima, diretor executivo, elencou as principais atividades do ano realizadas em consonância com os temas estratégicos para o setor: desenvolvimento da cadeia de fornecimento; erradicação do trabalho análogo ao escravo; combate à informalidade e manutenção do livre mercado. Lima fez a atualização sobre as principais frentes de atuação dos Comitês e Grupos de Trabalho da ABVTEX:

  • O GT Fornecedores é voltado à Responsabilidade Social e tem como principal objetivo o incremento da cadeia fornecedora por meio do Programa ABVTEX. Neste sentido, foram inúmeros os avanços apresentados pelo grupo na notória evolução do Programa, entre os quais se destacaram os esforços na instituição das melhores práticas de governança; bem como o aprimoramento da plataforma sistêmica; e o desenvolvimento de novas Políticas, Normas e Procedimentospara regular diversas questões estratégicas e operacionais, que foram lançadas junto ao novo Regulamento Geral.
  • O GT Qualidade/Sustentabilidade tem a atenção voltada às melhores práticas nos aspectos de sustentabilidade e de qualidade do produto em toda a cadeia têxtil. Por isso, o grupo vem debatendo importantes iniciativas, com relação à segurança de roupas infantis, por conta dos riscos mecânicos; e ainda discute com bastante intensidade a padronização de medidas de vestuário, como nos referenciais de medidas do corpo humano feminino e a vestibilidade de roupas para bebê e infanto-juvenil. Outra importante questão que este GT lidera é a normatização da utilização de substâncias químicas por empresas do setor têxtil, que se aplica a matérias-primas e produtos acabados.
  • O GT Comércio Exterior, que preza pela manutenção do livre comércio, tem desenvolvido ações em prol da manutenção do fluxo de importação e conduziu o pleito de redução de imposto de importação para quatro categorias de produtos de inverno.

A ABVTEX está preparando um relatório anual de suas atividades a ser distribuído aos associados e demais stakeholders no início de 2018.