Notícias

Reunião do Conselho Consultivo

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 04 de outubro de 2017

Reunião do Conselho Consultivo

A ABVTEX promoveu dia 04 de outubro a 3ª Reunião do Conselho Consultivo com as presenças de representantes das varejistas e entidades que fazem parte deste fórum do Programa. Estiveram presentes representantes da Abit, Calvin Klein, Abicalçados, Marisa, Renner, Leader, APICE, InPacto, Riachuelo, GEP, Walmart, Pernambucanas, Zara e Conaccovest.
Lima agradeceu a presença de todos e a importância deste canal de diálogo e transparência que o Programa ABVTEX mantém com a sociedade a partir do Conselho Consultivo, explicando sobre a governança do Programa ABVTEX e o papel do Conselho Consultivo, cuja atribuição é apoiar e contribuir para que
o programa seja reconhecido como iniciativa setorial a favor do compliance na cadeia têxtil de fornecimento.

Foi questionado pelos participantes se o check list do Programa inclui a saúde e segurança dos trabalhadores. Lima explicou que as auditorias verificam questões referentes à estrutura física das empresas, EPIs, formalização do
trabalho, saúde e segurança, entre outras questões. Acrescentou ainda que os varejistas também monitoram a cadeia de fornecimento ao longo do ano.

O InPacto elogiou a oportunidade de ter voz no Conselho e citou o trabalho do Instituto Issara (Ásia), que desenvolveu um aplicativo de celular onde os trabalhadores podem atuar como “inspetores” do cumprimento dos requisitos pelas empresas durante o ano todo e realizarem denúncias pelo aplicativo.

A representante da APICE questionou se com as novas regras estabelecidas no Regulamento do Programa há a possibilidade para que as marcas esportivas passem pelo processo de auditoria, juntamente com seus fornecedores e subcontratados. O Programa prevê essa possibilidade.

Também foi mencionado o bom funcionamento do Comitê Têxtil na ABIT para promoção do diálogo entre fornecedores da indústria, varejistas e a ABVTEX.
Segundo a representante da Abit é perceptível a evolução no relacionamento entre a ABVTEX e os fornecedores, mas ainda há questões relacionadas às políticas de compras de varejistas que devem ser tratadas.