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Palestras com curadoria da ABVTEX são destaques no Inspiramais

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 23 de fevereiro de 2018

O encontro de profissionais que trabalham com a indústria da moda foi marcado pela apresentação de projetos que prezam pela pesquisa e busca da inovação sustentável, tecnológica, empresarial e de design com identidade brasileira.

“Esta oportunidade que a Assintecal nos proporcionou, reforça o papel da ABVTEX como uma associação catalisadora de agentes de transformação e promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda. Acreditamos que as melhores práticas devem ser divulgadas e multiplicadas. Por isso, destacamos as iniciativas inspiradoras e os avanços do varejo de moda na promoção da sustentabilidade”, afirmou Edmundo Lima, diretor executivo da entidade, durante a coletiva de imprensa na abertura do evento.

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, durante a coletiva de imprensa no Inspiramais

Um dos destaques do Salão foi o Espaço Sustentabilidade, que apresentou propostas como fios biodegradáveis para o desenvolvimento do vestuário, bolsas e sapatos que se decompõem após o descarte, entre outros.

O Espaço Sustentabilidade promoveu também palestras gratuitas sobre soluções inovadoras em iniciativas sustentáveis no mercado de moda brasileiro. Confira as palestras promovidas pela ABVTEX:

  • Moda com Impacto Positivo

Por Rozalia Del Gaudio, Gerente Sênior de Comunicação e Sustentabilidade da C&A

A C&A vem atuando no tema da sustentabilidade desde 2006, quando implementou seu código de conduta para o fornecimento de mercadorias. Em 2013 criou sua estratégia local de sustentabilidade e, em 2015, passou a atuar de forma global, em sinergia com as outras operações da companhia no mundo. Estruturada em três pilares de atuação e com metas que vão até 2020, a Plataforma Global de Sustentabilidade da empresa tem como principal objetivo contribuir para uma moda com impacto positivo, por meio da conexão de temas de sustentabilidade ao dia a dia do negócio. A C&A quer, cada vez mais, oferecer produtos mais sustentáveis, que tenham sido produzidos com condições dignas de trabalho, e vem ampliando seu compromisso com a transparência, desde 2010, quando publicou pela primeira vez seus resultados socioambientais, até mais recentemente, com a divulgação de sua lista de fornecedores.

  • ModaProNovoMundo: transformação de pessoas e geração de valor

Por Daniel Philipi Knop, responsável pela comunicação da FHH – Fundação Hermann Hering (Cia.Hering)

A Fundação Hermann Hering é responsável pela gestão do investimento social privado da Cia.Hering e busca promover o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades nas regiões em que a companhia atua. No Inspiramais, a FHH apresentou dois de seus projetos cujo impacto afeta positivamente tanto pelo aspecto do design quanto no fortalecimento da rede como estratégia de resolução de problemas:

O projeto Trama Afetiva, orientado por Jackson Araújo e tutorado por Marcelo Rosembaun /Alexandre Herchcovitch /Patrícia Centurion, tem como objetivo promover uma experiência colaborativa de aprendizagem em upcycling com foco em design, moda e empreendedorismo nas práticas transformadoras da Economia Afetiva – um modelo de produção e consumo voltado para a geração de valor e responsabilidade socioambiental por meio da ressignificação de processos e produtos. Neste sentido, a primeira edição do projeto impactou um grupo de 11 jovens designers, que prototipou soluções criativas para resíduos têxteis originários do descarte de empresas, conferindo identidade, design, e valor de venda aos objetos criados.

Em uma proposta de impacto direto na cadeia da moda, o projeto Encadeamento Produtivo (parceria com SEBRAE e SENAI) visa promover e contribuir para o desenvolvimento da rede produtiva relacionada a moda no estado de Goiás, com base na capacitação e no fortalecimento do setor têxtil. O projeto tem como finalidade propiciar às oficinas de costura da Cia. Hering maior competitividade no mercado e sustentabilidade do negócio das mesmas por meio de capacitações em gestão de pessoas, noções de qualidade, gestão de produção, controles financeiros e empreendedorismo. Somente o último ano de atuação impactou empresas que contribuem para o PIB de 38 cidades.

  • Transição para uma Economia Circular

Eduardo M. Ferlauto, Gerente de Ecoeficiência da Lojas Renner

Para entregar produtos e serviços sustentáveis – uma das diretrizes estratégicas de sustentabilidade da Lojas Renner – a Companhia tem investido em inovações ecoeficientes nos processos de confecção, junto aos seus fornecedores. Em parceria com a USP –  instituição acadêmica pioneer associada à Ellen MacArthur Foundation – a Companhia está implementando um projeto com fornecedores de revenda das cadeias de malha e jeans, representando o esforço em fazer uma transição para economia circular. O projeto visa reduzir os resíduos têxteis gerados nos processos produtivos dos fornecedores de revenda da Companhia e a utilização das sobras restantes para a produção de tecidos para o desenvolvimento de novas peças. A ambição a médio/longo prazo é fechar ciclo por meio da reciclagem de 100% dos resíduos têxteis desses fornecedores, de forma a utilizá-los nas coleções da Companhia.

  • Laboratório da Moda Sustentável – Por um setor do vestuário mais sustentável e justo

Por ABVTEX, Abit, OIT, Instituto C&A e Instituto Reos

O Laboratório da Moda é uma iniciativa multistakeholder que busca abordar e transformar os principais desafios do setor de vestuário no Brasil, fruto da parceria entre OIT, ABVTEX e Abit, tendo o Instituto C&A como parceiro fundador, OIT e Pernambucanas como apoiadores e a realização do Instituto Reos.

Edmundo Lima explicou que “a ABVTEX busca a articulação e promoção do diálogo entre todos os elos, a fim de enxergar de maneira mais profunda os desafios da cadeia de fornecimento do varejo de moda, bastante complexa e pulverizada, o que torna possível a formação de uma grande aliança. Isto é necessário para construir um ambiente de negócios sustentável, tornando a moda mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia de valor mais transparente, justa, responsável, inovadora e competitiva”.

O projeto tem base nas metodologias de Planejamento de Cenários Transformadores e Laboratórios Sociais, desenvolvidas e aplicadas pela Reos Partners, que abordam os problemas complexos de maneira sistêmica e geram impacto coletivo ao longo dos anos. Os 35 participantes do Laboratório já construíram possíveis cenários para a indústria da moda no Brasil e, atualmente, estão divididos em cinco grupos de trabalho para prototipar iniciativas.

Da esquerda: Luiza Fabiani Medeiros, analista de Sustentabilidade e Inovação na Abit; Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX; Luciana Campello, gerente de Direitos Humanos e Transformação da Cadeia de Fornecimento do Instituto C&A; Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes na OIT; e Lucilene Danciguer, Consultora Líder do projeto na Reos Partners.

O Inspiramais reuniu em São Paulo (SP) 6 mil profissionais da América Latina, Estados Unidos e Europa dos segmentos calçadista, confecção e moveleiro, estilistas, designers e formadores de opinião. A promoção é da Assintecal; ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICBBrazilian Leather, SEBRAE e Apex-Brasil. A próxima edição do Inspiramais 2019_II acontece nos dias 17 e 18 de julho deste ano.