Notícias

Novo Organismo de Auditoria do Programa ABVTEX

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 23 de fevereiro de 2018

O novo Organismo de Auditoria do Programa ABVTEX é provedor de serviços de certificação para clientes em vários setores da indústria. Empresa com origem na Noruega, em 1864, para atender demandas de business assurance. Atualmente, posicionada com atuação global e com escritório em São Paulo.

O processo de avaliação das empresas candidatas, que teve a BSD Consulting como organismo supervisor, dispôs como critério de verificação o Regulamento Geral do Programa ABVTEX, além de usar como referência também a norma internacional para auditorias de sistema de gestão ISO17021-1:2015. O processo avaliou a estrutura formalizada de sistema de gestão de auditorias de segunda parte das empresas candidatas e os resultados foram apresentados para a ABVTEX analisar e tomar a decisão final. Os requisitos avaliados se referiam à estrutura jurídica, governança e sistema de gestão, recursos disponíveis e qualificação dos auditores, estrutura de controle de informação e procedimentos técnicos de auditorias.

Além da estrutura apresentada pelas empresas candidatas, foram incluídos na análise também o histórico das empresas em projetos de auditorias de segunda parte, experiência da equipe de auditores no setor têxtil e calçadista e participação das empresas em associações internacionais para auditorias de segunda parte.

As demais empresas candidatas que participaram do processo de credenciamento também se mostraram aptas e serão mantidas como potenciais Organismos de Auditorias, caso a ABVTEX entenda ser necessário adicionar mais instituições ao Programa.