Notícias

Diálogos Transformadores da FSP

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 06 de outubro de 2017

Diálogos Transformadores da FSP

A ABVTEX participou no dia 28 de setembro do evento promovido pela Folha de S. Paulo,  “Dialogos Transformadores”, que teve como tema “Trabalho e imigração na indústria da moda”. O encontro foi mediado por Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social, e oito especialistas, entre eles o Diretor Executivo da ABVTEX, Edmundo Lima.

Os especialistas aproveitaram a oportunidade para discutir sobre os rumos da indústria da moda. A ABVTEX foi uma das protagonistas do evento.

Lima explicou a complexidade da cadeia têxtil brasileira, falou sobre a importância do varejo de moda na geração de renda e emprego, condenou a estigmatização das redes de varejo na questão da precarização do trabalho e defendeu as redes varejistas associadas, pois elas desenvolvem importantes iniciativas setoriais, como o Programa ABVTEX, além de realizarem auditorias próprias na cadeia de fornecimento para minimizar o risco do uso de mão de obra análoga à escrava.

“Tem que punir todos os envolvidos com práticas de precarização do trabalho, mas em toda a cadeia, não só as grandes marcas. São 30 mil empresas produzindo vestuário no Brasil para abastecimento local, e ao redor de 97% delas são micro e pequenas empresas. A ABVTEX representa 24% do mercado varejista de moda, os outros 76% estão trabalhando com algum grau de não conformidade e sem fiscalização”, disse, acrescentando que “os varejistas já investiram R$ 18 milhões somente em 2016, mas monitorar essa cadeia é um esforço monumental.”

O encontro, mediado por Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social, foi realizado pela Folha, em parceria com a Ashoka e o Instituto C&A.

Os oito especialistas presentes abordaram a responsabilização das empresas, fiscalização de toda a cadeia de produção, e mecanismos para evitar a concorrência desleal que estimulam a precarização.

Um dos debatedores, Leonardo Sakamoto, fundador da ONG Repórter Brasil, disse que a exploração da mão de obra é consequência de um tripé. “A pobreza e a impunidade são a mãe do trabalho escravo. A terceirização é o pai”, afirmou. Na oportunidade, ele reconheceu a importância de iniciativas como a da ABVTEX.

Os participantes do evento foram Dariele Santos,  cofundadora do Instituto Alinha; a procuradora Cristiane Lopes, coordenadora do grupo de trabalho sobre migrantes e refugiados do Ministério Público do Trabalho; Peter Poschen, diretor do escritório brasileiro da OIT (Organização Internacional do Trabalho); padre Paolo Parise, da equipe de coordenação da Missão Paz; e Soledad  Requena, coordenadora do Cami (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante).

Link para assistir o debate pela TV Folha: http://www1.folha.uol.com.br/tv/dialogos-transformadores/2017/09/1923086-especialistas-debatem-trabalho-forcado-e-imigracao-na-cadeia-da-moda-veja.shtml